Cheiro de perigo: o impacto ambiental do perfume sintético

Produtos perfumados podem deixar tudo mais cheiroso, mas, a menos que essas fragrâncias sejam derivadas de fontes naturais, provavelmente estão fazendo muito mais mal do que bem. Fragrâncias sintéticas não são apenas prejudiciais às pessoas, mas também potencialmente prejudiciais ao mundo natural.

O que torna as fragrâncias sintéticas tão perigosas?

Vamos responder essa pergunta com outra: você sabe a composição química exata de uma vela perfumada? Se a resposta for não, como suspeitamos que seja, aí está o primeiro perigo. O termo “fragrância” como ingrediente se refere a milhares de produtos químicos não identificados que são considerados misturas patenteadas pelas empresas que os fabricam.

A maioria dos perfumes, colônias, desodorantes, velas, purificadores de ar, produtos de limpeza, sabonetes, xampus e detergentes de hoje contêm fragrâncias sintéticas de origem desconhecida. Qualquer composto dentro de um perfume específico pode ser um cancerígeno prejudicial, mas você nunca saberia porque a lista de ingredientes é protegida por leis de propriedade intelectual. E além de ser potencialmente prejudicial a você, essa mistura química específica pode ser ruim também para as plantas, animais e a vida aquática.

Quais são os impactos ambientais dos produtos perfumados?

Os fosfatos presentes em algumas dessas misturas podem fazer com que as algas cresçam de forma incontrolável nos cursos de água, esgotando os níveis de oxigênio. Outros produtos podem até reduzir a tensão superficial da água e, com isso, plantas e animais que ali vivem acabam absorvendo pesticidas e outras toxinas muito mais rapidamente.

Muitas fragrâncias sintéticas são feitas de derivados de petróleo ou alcatrão de carvão, o que as relaciona diretamente aos gases de efeito estufa. Embora quinze vezes mais petróleo seja consumido como combustível do que usado como ingredientes em produtos industriais e de consumo, a quantidade de vapores químicos emitidos para a atmosfera em produtos perfumados é aproximadamente a mesma.

Por trás de uma simples borrifada existem os chamados compostos orgânicos voláteis, que são vapores químicos contendo moléculas de carbono que evaporam rapidamente. Os combustíveis fósseis e produtos petroquímicos contêm uma grande variedade desses compostos. Ao interagirem com a luz do sol e outras partículas no ar, podem desencadear dores de cabeça, irritação na pele ou nos olhos, asma, ataques cardíacos, derrames e câncer de pulmão. Cerca de 35% das pessoas experimentam intolerância ou reações alérgicas em algum grau a perfumes sintéticos.

Fragrância a la você

Todo mundo adora cheirar bem e um perfume exclusivo é realmente uma maneira de se destacar da multidão. Fazer seu próprio perfume é tão fácil quanto pegar alguns ingredientes-chave em uma loja local de produtos naturais, misturar e colocar um recipiente pequeno de vidro. Veja esta ideia:

Ingredientes:

  • 30 ml de óleo de jojoba
  • 30 m de água destilada
  • 5 gotas de óleo de jasmim
  • 3 gotas de óleo de limão
  • 3 gotas de óleo de laranja
  • 3 gotas de óleo de sândalo

Você pode comprar óleos essenciais em qualquer lugar on-line ou em lojas de produtos naturais. De preferência, escolha óleo essencial puro para ter certeza de que é 100% seguro.

Ah, mas o perfume natural dura bem menos… (sim, e ainda bem!)

Você deve ter notado que seus perfumes naturais não duram tanto quanto os sintéticos. Isso pode parecer o lado ruim de mudar para uma versão natural, mas quando você entende o motivo, vai concordar que a mudança não é nada negativa.

As moléculas derivadas da natureza se biodegradam exatamente porque são naturais. Elas começam a se decompor na pele assim que pulverizadas; é a exposição ao oxigênio e as bactérias em sua pele, bem como o calor do corpo, que iniciam esse processo e as moléculas naturais não resistem a isso.

Já os produtos químicos sintéticos não se degradam facilmente. Na pele, só uma parte dessas moléculas é absorvida pelo corpo. A outra parte vai embora pelo ralo, no banho. Além disso, elas contêm muitos outros aditivos como ftalato de dietila e salicilato de benzila.

O primeiro é basicamente um plástico líquido, que ajuda a manter o odor na pele por mais tempo, mas também pode causar distúrbios endócrinos. Foi demonstrado que o salicilato de benzila causa disfunção nos níveis de estrogênio além de ser um tóxico ambiental e um forte irritante para os olhos, nariz, pele e pulmões.

Se você quiser evitar os efeitos potencialmente nocivos ou cancerígenos das substâncias sintéticas, procure produtos orgânicos ou qualquer coisa que não contenha a palavra “fragrância” na lista de ingredientes. Agora, se o problema for só a duração, aí é fácil de resolver: é só passar de novo.

Fontes: Green Matters | Oneseed Perfumes | Safe Cosmetics

Categorias