Chá de camomila pode ser transformada em poderosa água termal para a beleza

O chá de camomila que acalma também pode transformar-se em produto coringa para o cuidado com a pele e os cabelos: a água termal.

Primeiramente, o que é água termal e para que serve? O produto é extraído das rochas e carrega compostos minerais, propriedades antissépticas, antioxidantes e curativas que hidratam e dão vitalidade para a pele e as madeixas, além de auxiliar no combate ao envelhecimento precoce.
A água termal é originária da França. Por lá, ela é usada para fins terapêuticos e ajuda a controlar a dermatite atópica, doença que provoca a inflamação crônica da pele; trata eczema, psoríase, entre outros problemas.
O Brasil, que se destaca pela riqueza em sua flora, possui mais de 10 mil espécies de plantas que oferecem opções de tratamentos fitoterápicos. Entre elas, está a camomila, espécie versátil e que conta com diversos ativos poderosos, podendo ir além do tradicional chá que, ingerido, acalma e diminui a ansiedade. Utilizando-a, é possível fazer água termal em casa.
A erva, que tem ação anti-inflamatória, ajuda a acalmar a pele e aliviar a vermelhidão depois de se depilar ou fazer a barba, por exemplo. Além disso, é um ótimo fixador de maquiagem.
Veja algumas receitas para fazer o produto.

Camomila + pepino + vitamina B5

Bata um pepino grande e inteiro sem casca no liquidificador até atingir o ponto de liquidez. Adicione 500 ml de soro fisiológico e duas medidas da tampa de produto líquido à base de Dexpantenol (vitamina B5), conhecido por prevenir e tratar assaduras, e que tem alto poder de hidratação. Depois, acrescente 150 ml de chá de camomila concentrado, que você pode fazer com três sachês. Ao terminar, coloque a receita em um borrifador e mantenha na geladeira por até 20 dias. A solução pode ser usada diversas vezes ao dia, em qualquer parte do corpo.

Camomila + maçã + vitamina B5

Faça um chá com quatro sachês de camomila e deixe esfriar. Retire os sachês e adicione uma maçã picada. Deixe na geladeira por um dia, retire os pedaços da maçã e adicione uma medida da tampa de produto líquido à base de Dexpantenol. Mantenha na geladeira por até 10 dias.

Camomila + batata doce

Coloque meia batata doce (média) com casca, um copo e meio de água e um sachê de chá de camomila em uma panela e deixe ferver por cerca de 10 minutos. A água logo vai ficar cor de caramelo. Coe e deixe o líquido em um recipiente até esfriar. Depois, só colocar sua água termal de camomila em um borrifador e utilizá-la. Ela dura cerca de um mês, se conservada na geladeira.

Água também traz benefícios para o cabelo

A água termal não serve apenas para a pele, podendo ser utilizada nas madeixas, principalmente se você utilizar secadores, chapinhas ou modeladores de cachos.
Se for para a praia ou ficou exposto ao Sol, aplique algumas borrifadas do produto antes e após à exposição. A água termal ajudará a selar a superfície para evitar a perda da hidratação e nutrição, mantendo os fios macios e brilhantes.
Vai um chazinho de camomila?

Categorias