By Samia integra o Programa Beleza Verde

Para potencializar as ações de sustentabilidade já exercidas, a By Samia, loja especializada em Aromaterapia, localizada em Perdizes, na capital paulista, integrou o Programa Beleza Verde, desenvolvido pela empresa Dinâmica Ambiental.

A iniciativa tem o propósito de fortalecer a economia circular, processo no qual os produtos são pensados do começo ao fim de sua vida, buscando pela alta eficiência do uso de materiais e energia, além da redução da geração de resíduos. O tema sustentabilidade é tratado em todas as tarefas que realizamos. Sempre mostramos que pode existir uma forma de minimizar o impacto no meio ambiente, como a diminuição de impressões desnecessárias, a utilização de ecofill ao invés de isopor nas embalagens recicláveis (milho extrusado), o descarte correto de computadores velhos ou até mesmo experiências pessoais, como compostagem”, listam a sócia-proprietária da By Samia, Roberta Campos e o gerente de Marketing, Daniel Tomasi.  “Assim, a cada momento ou situação, temos em mente que talvez exista uma forma de minimizar nosso impacto e queremos potencializar isso com os nossos clientes diretos e indiretos”, completam.

O contato com a natureza é presença marcante na By Samia, já que a loja atua com produtos naturais. “Nossos óleos essenciais são importados de várias partes do mundo para mantermos as características dos ativos e padrões de cada óleo. Os óleos vegetais são prensados a frio (semente de uva, girassol, jojoba) e, como alternativa às pessoas que não queriam utilizar os óleos vegetais, foi criada uma linha de cosméticos naturais e neutros para uso com os óleos essenciais”, contam. “Como nosso foco é trabalhar com os óleos essenciais, produtos naturais, sabemos da importância de termos políticas socioambientais e isso, hoje, tem um impacto grande também na perspectiva de nossos consumidores”, acrescentam.

Ações conjuntas

Roberta e Tomasi lembram que as consequências do destrato com o meio ambiente não são sentidas de imediato e que, quando o resultado chega em forma de enchentes, infestações de animais ou falta de água potável, “são problemas que, na mente de muitas pessoas, são de responsabilidade do governo”. Na visão da dupla, o conjunto de ações voltadas ao conhecimento e conscientização sobre este impacto é a única forma de mudar a situação, onde cada agente da sociedade tem o seu papel. “Cabe um pouco aos que detêm este conhecimento, pessoas ou empresas, difundir este conceito e torcer para que outras pessoas surfem na mesma onda. Cabe também ao consumidor realizar suas escolhas mais adequadamente, mas para isso, eles precisam de informações corretas.”

A sócia-proprietária e o gerente de Marketing da By Samia listam alguns atos que podem promover significativas mudanças para ajudar na salvação do planeta. Na área da beleza, por exemplo,  a leitura do rótulo auxilia a fazer a melhor escolha. “Sabemos que muitos ativos são provenientes de compostos químicos, como o petróleo, e estes ativos, ao serem consumidos, geram demanda para a fabricação. Em relação às embalagens, um conhecimento básico sobre os tipos de materiais de sua composição também pode fazer a diferença da escolha, preferindo sempre os que são de fácil reciclagem, bem como verificar se as empresas possuem uma preocupação em diminuir sua pegada de carbono”, destacam. Eles salientam que esses e outros gestos, feitos de maneira gradativa, resultarão em grandes impactos positivos no futuro. “O importante é dar o primeiro passo e seguir em frente”, concluem.

 

Categorias