(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Bora economizar água no seu salão de beleza?

A escassez hídrica enfrentada pelo Brasil tem elevado as contas de luz e aumentado o risco de apagão, por isso, muitas cidades vêm realizando o racionamento e economia de água, fazendo com a população tenha que se adaptar.

Salões de beleza são especialmente impactados por medidas de racionamento e diminuição de vazão de água, pois dependem dela para funcionar adequadamente.

Pensando nisso, e aproveitando que hoje é o Dia Mundial da Água, preparamos algumas dicas para te ajudar a economizar esse precioso recurso. Confira:

Reduza a quantidade de shampoo, condicionador e cremes
Na lavagem, é recomendado reduzir a quantidade de xampu e condicionador, pois, quando utilizados em excesso, esses produtos requerem uma quantidade muito maior de água na hora do enxágue. Se possível, também diminua a quantidade de vezes em que os produtos são aplicados – em muitos casos, uma única vez é o suficiente.

Utilize a torneira do lavatório de forma consciente
Mantenha o lavatório desligado durante a maior parte do processo de lavagem ou tratamentos capilares, religando apenas quando for enxaguar.

Opte por chuveiros que economizam água
Existem opções de chuveiros para lavatórios com tecnologias sustentáveis: existem opções que permitem regular a pressão da água, além de outras ainda mais modernas que misturam água e ar, garantindo um jato preciso com consumo de água reduzido. Com esses ajustes, é possível economizar até 330 litros por dia.

Sugira cortes a seco
No caso de clientes com cabelo liso, é possível sugerir o corte a seco. Lembrando que o borrifador pode ser um grande aliado para evitar lavagens adicionais.

Pese os produtos químicos

É impossível evitar o consumo de água em processos químicos – como os de coloração – por isso, recomendamos que eles sejam sempre pesados antes da aplicação, otimizando o seu rendimento e reduzindo a quantidade de água necessária para remoção.

Troque descargas e torneiras
Avalie a possibilidade de trocar as descargas e torneiras do seu salão por opções mais eficientes na economia de água. Descargas, por exemplo, podem ser trocadas por versões mais atuais, com dois ciclos. Já as torneiras podem ser trocadas por versões automáticas, que desperdiçam menos água.

Máquinas de lavar e secadoras em capacidade máxima
Use sempre máquinas de lavar e secadoras na capacidade total – uma carga completa consome menos água e energia por quilograma do que uma carga parcial.

Dê preferência a limpadores concentrados
Na hora da faxina, dê preferência a produtos concentrados. Mais práticos, eles evitam a necessidade de aplicar água em diferentes tipos de limpeza, garantindo uma economia muito maior quando comparados a produtos que precisam ser diluídos em grandes quantidades de água. Além disso, as embalagens dos produtos concentrados gastam quase 40% menos resina plástica do que a versão convencional.

Treine a sua equipe
Certifique-se de que a equipe esteja totalmente ciente da importância e melhores práticas no uso sustentável da água.

Ajustes podem gerar uma grande economia

Algumas dessas medidas requerem investimento, mas é importante lembrar que a água é um recurso vital não só para o planeta, mas também para o setor de beleza.

Ao implementar essas dicas, além de ter uma redução nos seus custos operacionais, você estará contribuindo também para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do seu negócio.

Fontes: Negócio Beleza | Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Categorias