Beleza na xícara: chás para melhorar a pele

Se existe uma bebida pra lá de versátil, é o chá! Chá pode ser reconfortante quando você está doente, relaxante quando precisa dormir ou revigorante para dar aquele animada, se você não bebe café. Calor? Chá gelado pra refrescar. Frio? Chá quente para aquecer! Outro bônus? Ele também ajuda a obter uma pele brilhante.

Chás são fontes ricas em aminoácidos, polifenóis, moléculas baseadas em antioxidantes, e catequinas que atuam holisticamente para combater os radicais livres, retardar o envelhecimento, estimular a produção de colágeno e manter as células da pele saudáveis. O chá também combate a desidratação, um grande culpado pela pele opaca.

Prepare uma xícara e vamos conhecer alguns desses aliados da pele bonita:

Chá de camomila – quando você pensa em chá de camomila, provavelmente pensa em tomar uma caneca antes de dormir. Isso acontece porque a camomila tem efeitos antiespasmódicos, ansiolíticos, antibacterianos e antimutagênicos. Seus ingredientes ativos incluem flavonóides anti-inflamatórios e cumarina, que ajuda com todos os tipos de problemas relacionados à inflamação, incluindo erupções cutâneas e eczema. Além disso, por ser um aliviador do estresse e indutor de sensações de calma e descanso, ajuda na recuperação e na renovação natural da pele.

Chá de hortelã – se você tende a ter acne hormonal, vá de chá de hortelã. A planta tem um efeito antiandrogênico que pode ajudar a melhorar os desequilíbrios hormonais e prevenir a produção de excesso de oleosidade. Também contém ácidos fenólicos e flavonóides, duas formas de antioxidantes que ajudam a prevenir o dano oxidativo, a proteger a pele dos radicais livres, a desacelerar a produção de óleo e apoiar a renovação celular, o que significa que ajudará as células saudáveis ​​a se moverem para a superfície da pele, levando a uma tez geral mais clara.

Chá de jasmim – os óleos naturais presentes no chá de jasmim ajudam a rejuvenescer a pele, uniformizar a pigmentação e reduzir as linhas de expressão. A ingestão regular deste chá pode ser perfeita para fornecer um brilho radiante e manter a pele hidratada.

Chá verde – as propriedades terapêuticas, anti-inflamatórias e antimicrobianas auxiliam no tratamento da acne e da pele oleosa. O chá verde mantém as células da pele saudáveis ​​e pode ajudar a proteger internamente contra os danos do sol causados ​​pela radiação UV. Isso por causa de sua alta presença de ECGC, um antioxidante super potente que é conhecido por reativar as células mortas.

Chá branco – essencialmente o mais puro de todos os chás, é considerado assim porque é extraído das folhas mais novas da planta e, por isso, contém o mais alto nível de antioxidantes dentre os demais tipos, além de retardar o processo de envelhecimento da pele e prevenir a degradação do colágeno e da elastina.

Yerba Maté – quer manter a pele com aparência jovem? Bora fazer uma jarra de chá de erva-mate, que contém uma longa lista de vitaminas, minerais e antioxidantes, incluindo vitamina B, vitamina C, manganês, potássio e zinco e é carregada com antioxidantes. Aqui tem tratamento tradicional para tudo, desde a fadiga, ao controle do apetite e fortalecimento do sistema imunológico.

Chá de Hibisco – muito rico em vitamina C, é uma boa fonte também de vitaminas A, B1, B2, zinco e ferro. E tem alfa-hidroxiácidos naturais e ácidos graxos ômega-3, que são essenciais para manter a saúde da pele, cabelo e unhas.

Hora da beleza também pode ser a hora do chá

Não existe uma regra para a quantidade de chá a beber, mas a constância ajuda. Como acontece com qualquer mudança de estilo de vida, os benefícios de beber chá se manifestarão gradualmente. Portanto, uma xícara aleatória por mês realmente não vai fazer diferença para sua saúde ou problemas de pele. Comece com uma por dia e vá aumentando. A pele ficando mais bonita vai te estimular a ir aumentando a dose!

Fontes: Usa Today | Well + Good

Categorias