Beleza na terceira idade é oportunidade para salões de beleza

No Brasil, há mais de 50 milhões de idosos, que movimentam 1,6 trilhão de reais. Com o crescente aumento na expectativa de vida da população, surge uma nova forma de viver a maturidade, com idosos mais ativos economicamente, mais exigentes e mais vaidosos.

A presença de mulheres acima dos 60 anos nos salões está aumentando gradativamente. Nos últimos cinco anos houve um crescimento de 30% e a expectativa é que esse número cresça ainda mais. Atualmente a terceira idade corresponde a 10% do público feminino na procura por serviços de beleza, ficando atrás somente das mulheres de 25 a 59 anos. Mas só recentemente a indústria da beleza começou a despertar para o fato de que as mulheres com mais de 60 anos são um grupo demográfico grande, crescente e extremamente importante. Muitas nessa faixa etária trabalham em tempo integral, levam um estilo de vida agitado e ativo e investem muito em sua aparência pessoal.

Ideias para quem busca a beleza na terceira idade

Nesta fase da vida, a pele, os cabelos e as unhas podem apresentar manchas, vermelhidão, opacidade e perda de elasticidade. Por isso, investir em produtos e serviços para melhorar esses aspectos será um caminho certeiro.

A prestação de serviço deve estar aliada ao conhecimento, até porque este público tende a ser mais seletivo e específico também, já que os objetivos de beleza são diferentes. Encontrar o item de maquiagem certo pode ser um desafio, já que mulheres mais maduras sabem, por exemplo, que corretivos podem ficar “endurecidos” na pele frágil sob os olhos, máscaras não funcionam corretamente em cílios curtos e esparsos e o batom não dura o suficiente para mascarar lábios mais pálidos e finos. Em cuidados com os cabelos, esse grupo demográfico espera profissionais que saibam lidar com questões como envelhecimento, cabelos rebeldes e grisalhos que parecem ásperos.

Massagem relaxante, fortalecimento e manutenção de unhas, preenchimento labial, rejuvenescimento facial, limpeza de pele e tratamentos para o cabelo (e, claro, a valorização dos grisalhos), são ideias de serviços para valorizar e investir na beleza para esta fase da vida.

Falando em cabelos, aqui vai uma dica nossa: clientes seniores preferem cosméticos menos agressivos, ou de química suave e que não apresentem eventuais contraindicações. Outro ponto, talvez pela própria maturidade, é que eles não valorizam apenas a beleza, mas a beleza aliada à praticidade. Por isso, aqui, aposte com segurança nos produtos da Keune, parceira do Programa Beleza Verde, e com opções que caem como uma luva na hora de dar aquele toque profissional aos cuidados diários – e sem agredir o meio ambiente.

Envelhecimento: algo natural, sim. Problema, nunca!

Pessoas 60+ se tornaram grandes consumidoras e procuram cada vez mais centros de estética, salões de beleza, cosméticos específicos e até cirurgiões plásticos para a promoção e manutenção da autoestima. Ou seja, a beleza na terceira idade se tornou uma grande oportunidade para o mercado de beleza. Fica aqui a pergunta: você que é dono de salão, executivo do varejo ou profissional de beleza, como está sendo suas ações com a beleza na terceira idade?

Fontes: Afina Menina | Cosmetics Business

Categorias