Beleza comestível e não perecível? Temos!

Dê uma olhada na lista de ingredientes do seu creme hidratante. Dada a inclusão comum de parabenos, ftalatos e um bando de produtos à base de petróleo, entre outros ingredientes preocupantes, é provável que a maioria de nós evite ao máximo colocá-los na boca, que dirá então ingeri-los.

Os adultos têm cerca de 3,5 quilos de pele na qual esfregamos loções, com esfoliantes, perfume e uma infinidade de outros produtos químicos sintéticos. Então, com isso em mente, por que não mudar a rotina e usar produtos de beleza eficazes, mas suaves o suficiente para comer? Além de ser mais saudável, usar ingredientes da cozinha é muito mais barato, reduz a quantidade de embalagem e, como estamos nos concentrando nos alimentos básicos, provavelmente você já tem muitos desses itens à mão.

Manteiga de karité como um soro para cabelo

A manteiga de karité não é um alimento básico comum em todas as partes do mundo, mas nos países africanos, esse óleo feito de nozes de karité é usado há muito tempo para cozinhar. É também um ingrediente em uma série de confeitos, especialmente chocolate. Para quem gosta de beleza, pode ser usado de forma maravilhosa no cabelo para manter a umidade e como um produto modelador adequado para quem tem cachos. Aplique no cabelo ligeiramente úmido (com moderação apenas na raiz) e nas pontas para realçá-los.

Óleos de nozes e sementes para hidratante

Além de usar manteiga de karité para a pele, há uma série de outros óleos de nozes e sementes que funcionam perfeitamente para hidratá-la também. Óleos de semente de uva, jojoba, caroço de damasco, amêndoa doce, girassol e noz de macadâmia, são apenas alguns exemplos que fazem maravilhas para trazer vida brilhante e hidratação à pele opaca. Você também pode adicionar óleos essenciais para deixar a mistura mais cheirosa.

Pele lisinha esfoliada com sal

Nada torna a pele mais lisa e macia do que um bom esfoliante com a ajuda de sal e óleo. O sal atua removendo as células mortas da pele e o óleo tem uma função dupla como veículo para o sal e também como hidratante. Combine uma xícara de sal marinho com meia xícara de óleo de amêndoa doce ou azeite (ou óleo de sua escolha). Você também pode adicionar óleos essenciais, ervas, especiarias, pétalas de flores ou extratos de sabor de sua escolha. No chuveiro, espalhe a mistura no corpo, massageie bem, depois enxágue e pronto: pele radiante para chamar de sua.

E lábios lisinho esfoliados com açúcar

O açúcar refinado pode ser um inimigo para a sua dieta, mas é ótimo para esfoliar e condicionar os lábios. Crie uma pasta com partes iguais de açúcar e azeite ou óleo de amêndoa doce; e embora a adição de uma gota de hortelã-pimenta ou extrato de baunilha não seja necessária, é delicioso. Esfregue uma pequena quantidade e massageie, esfoliando suavemente. Então a melhor parte: lamber.

Farinha de aveia para máscara facial

Muitas frutas e vegetais são comumente empregados em máscaras faciais, mas como estamos mantendo esta lista principalmente para itens essenciais não perecíveis, estamos optando pela máscara facial de aveia. A aveia tem uma longa história de ser usada como uma forma suave de acalmar a pele, e uma máscara facial de aveia é uma escolha especialmente boa para pessoas com pele sensível ou seca (embora vá beneficiar todos os tipos). Comece moendo 1/4 de xícara de aveia crua no liquidificador ou moedor de café, depois adicione 1 1/2 colher de sopa de iogurte natural e 2 colheres de chá de mel. Misture bem, limpe e seque o rosto e o pescoço e aplique. Deixe agir por 15 minutos, depois enxágue bem e seque.

Viu? Com essas dicas, dá tranquilamente para fazer do supermercado, ou melhor, da cozinha, a sua nova perfumaria. É bem provável que todos esses produtos juntos custem menos que aquele shampoo cheio de químicas e promessas de um cabelo lindo. Vale tentar!

Fonte: Tree Hugger

Categorias