Aprenda como deixar sua barbearia sustentável

Sustentabilidade é algo que tem sido muito visto nos tempos atuais. Principalmente, pelo fato de ser algo extremamente importante para a sobrevivência do planeta. Dessa forma, muitas empresas de diversos segmentos têm aderido ao conceito em prol do meio ambiente. Estas empresas têm como intuito reduzir o impacto negativo sobre a natureza.

Inclusive, os salões de beleza e as barbearias! Afinal, a mudança começa nas pessoas e em suas pequenas atitudes. Se você é dono de uma barbearia e quer dar início a uma iniciativa consciente, que não só salva você, mas o mundo, comece com práticas simples e sustentáveis, sua atitude pode impactar positivamente o planeta.

Separamos algumas dicas importantes que podem ser adotadas por você, que se preocupa com a necessidade do meio ambiente, para transformar a sua barbearia sustentável.

Água: Consuma consciente!

Fazer o uso consciente da água não é novidade para ninguém, principalmente, porque é o mínimo que se deve fazer. Consumir de modo responsável não precisa ser uma obrigação, mas um ato que preserva o pouco que ainda não resta.

Portanto, economize o uso em seu salão, além de gerar consciência, trará economia para o negócio no final do mês.

Você pode começar economizando o uso de água e instalando uma nova captação de água da chuva para usar em outros momentos, como para lavar o chão, o banheiro ou regar as plantas. É uma ótima opção para quem quer entrar de cabeça na iniciativa!

barbearias
barbearias

Prefira produtos naturais e sustentáveis

Que tal escolher produtos ecológicos para utilizar em sua barbearia? Existem diversas linhas orgânicas e produtos biodegradáveis, que apresentam menos riscos ao meio ambiente e não são testados em animais.

Além disso, você traz diversos benefícios à saúde de seus clientes, garantindo sua satisfação, enquanto protege o meio ambiente.

Economize na energia na sua barbearia

Além de reduzir o consumo da água, é necessário a redução da energia elétrica. Por isso, prefira lâmpadas LED e frias, elas consomem menos energia.
Na hora de escolher seus equipamentos de trabalho, prefira os que utilizam menos eletricidade. Isso com certeza irá ajudar e muito na redução, trazendo economia no final do mês.

Invista em uma decoração sustentável

Já pensou em decorar o seu espaço de forma personalizada ao mesmo tempo que deixa o lugar sustentável? Você pode aplicar diversos detalhes no ambiente que farão grande diferença! Dessa forma, você deixa o salão bonito e totalmente voltado em prol do meio ambiente.

•Arrisque em vasos de plantas para a decoração;
•Móveis de demolição para compor a identidade do lugar;
•Luzes LED e frias para dar um destaque na iluminação enquanto economiza energia;
•Pendure quadros feitos com tintas ecológicas ou até mesmo coloque quadros feitos com revistas antigas, fica incrível e único.

Além disso, você pode usar embalagens de produtos usados para criar uma nova decoração, como porta velas, vasinhos de flores, porta pentes e muitas outras coisas. Use a criatividade!

Tenha uma coletiva seletiva e recicle seus resíduos

Algo extremamente importante é a destinação que você faz dos seus produtos após chegarem ao fim. Você descarta de modo correto?

Chegou a hora de começar a reciclar as embalagens usadas, como produtos para cabelo ou barba. Crie uma coleta seletiva para os resíduos em seu salão. Você pode abrir, inclusive, para o público depositar seus resíduos. Desta forma, você faz a sua parte e o próximo também.

Ao separar os resíduos, encaminhe os mesmos para cooperativas especializadas em logística reversa. A Dinâmica Ambiental é uma empresa especializada no gerenciamento de resíduos, vale a pena conhecer!

Atitudes como essas fazem a diferença para você e para o mundo, comece a praticar a consciência e colha um futuro melhor e sustentável.

Categorias