Atitude bela: descarte dos produtos de beleza que você tem em casa

Nosso país é o quarto maior consumidor de cosméticos do mundo. Só com essa afirmação já dá para se ter uma ideia do quanto é importante pensar no consumo consciente e no descarte adequado desses produtos como um hábito.

Aquele restinho de shampoo super cheiroso, aquele creme que deixa a sua pele super hidratada, aquele esmalte que ajuda no crescimento das suas unhas, sim, todos eles são resíduos químicos e podem ser nocivos ao meio ambiente se descartados de forma incorreta ou, pior, direto na natureza.

Pós-faciais e bases, talcos, cremes para as mãos, face e corpo, máscaras faciais e capilares, loções adstringentes, óleo hidratante, blushes, batons, protetor solar, bronzeadores, máscaras para cílios, para o rosto e cabelo, sombras, delineadores, tinturas… são tantos produtos que talvez a gente nem consiga contar. Agora, imagine que cada um deles pode prejudicar o meio ambiente se for descartado diretamente na natureza, sem cuidado, nem critério. Por aí a gente consegue ter uma base do tamanho da nossa responsabilidade.

Veja abaixo alguns dos produtos mais comuns que costumamos ter casa e veja como é simples destiná-los da forma mais adequada:

Líquidos em pequenas quantidades, hidratantes e maquiagens podem ser descartados com resíduos comuns e enviados a aterros sanitários, que dispõem da estrutura necessária para evitar a contaminação do solo e da água.

Tintas de cabelo: a caixinha onde é colocado o produto pode ir para a coleta seletiva, mas o frasco onde vai a tinta, não. Ele é produzido com alumínio, que é muito perigoso para o solo e para a água. O melhor caminho para o descarte adequado é encaminhá-lo para a empresa produtora ou para salões detentores do selo Beleza Verde, que possuem coletores específicos para o descarte correto desses produtos.

Esmaltes: por conterem tinta e solventes, são considerados substâncias químicas bastante agressivas, então, nada de colocar esses produtos direto no lixo comum. Primeiro você deve esvaziar o conteúdo do frasco num jornal e deixá-lo secar. Depois de seco, aí sim, pode-se descartá-los no lixo comum, desde que o destino final dele seja o aterro sanitário. Se preferir, pode levá-los também para os salões que dispõem do selo Beleza Verde ou direto para os fabricantes. Outra alternativa que vem ganhando cada vez consumidores são esmaltes eco-friendly ou ecológicos, com solventes à base de água e menos ingredientes químicos na formulação.

Cera depilatória: o ideal mesmo é optar por depiladores elétricos ou métodos a laser. Mas, para quem não abre mão da depilação tradicional, a versão ecológica é uma boa alternativa para diminuir o impacto ambiental. Veja aqui como prepará-la em casa e com ingredientes naturais.

O consumo de produtos com ingredientes mais naturais e a atenção na hora do descarte formam a combinação mais consciente na hora de pensar na nossa beleza. Ao reciclar resíduos cosméticos, alguns componentes são aproveitados dentro de uma cadeia produtiva, gerando economia de matérias-primas retiradas do meio ambiente. É uma sequência que se retroalimenta. E todo mundo fica bonito.

Categorias