(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Arregaçando as mangas: final de ano é melhor época para atrair e fidelizar clientes

Se tem um mês do ano em que os salões, barbearias, esmalterias e clínicas de estética ficam lotados, esse mês é dezembro. É época de agendas cheias, horários estendidos, listas de espera, pedidos de encaixe e tudo o mais que for possível para atender a tantos clientes querendo arrasar nas festas de Natal e nas festas de Ano Novo.

Então, como deve ser o planejamento da carga de atividades dos trabalhadores do seu estabelecimento para garantir a satisfação das expectativas dos clientes e as da sua equipe? O que mais é possível fazer para aproveitar a época e entrar em 2022 com o pé direito?

Planejamento é a chave

Para lidar com os desafios dessa época, você precisa se preparar com antecedência e já ter tudo definido até a metade do mês. Depois, estabeleça quais serão os horários das equipes, levando em consideração as férias dos funcionários. Sabendo quem está disponível e quando, fica mais fácil planejar o horário de trabalho de cada um.

Depois de estabelecer o cronograma da equipe, é hora de informar aos clientes que você está pronto para receber as reservas. Uma boa maneira de fazer isso é através das mídias sociais, principalmente Whatsapp, Facebook e Instagram. Envie uma mensagem aos clientes, sugerindo que eles façam a reserva com antecedência. Informe-os quando restarem apenas algumas disponibilidades e quando não houver mais reservas. Isso ajuda a manter um bom relacionamento e mostra que seu negócio é muito procurado.

Entrando no clima

Nunca é tarde para preparar o seu espaço para o fim de ano, e uma etapa importante é a decoração do salão de beleza. Não é necessário investir muito dinheiro nem tempo; arranjos florais em tons de branco e vermelho, luzes brancas do tipo pisca-pisca e uma pequena árvore de natal são suficientes.

Outra dica é disponibilizar petiscos e bebidas para os clientes, especialmente nesses dias de calor. Uma jarra de água saborizada, uma limonada ou chá chegado e pequenos doces com decoração temática são sempre boas opções para demonstrar capricho e atenção.

Aproveite o espírito natalino

Junte-se a seus fornecedores, clientes e funcionários para doar e distribuir presentes entre instituições de caridade. Esse é o verdadeiro sentido do Natal!

Dicas para bombar de vez!

Que tal montar um cantinho para selfies?

Isso funciona muito e é bem simples: só pendurar uma moldura vazia bem bonita na parede, adicionar algumas guirlandas, fitas e enfeites natalinos e convidar os clientes a tirar várias selfies e postar com uma hashtag sua, tipo, #SelfieNoSalão. Pronto: eis aí mini-propagandas atraentes e de graça. Essa é uma ideia que você pode usar o ano todo, inclusive!

Melhor época para vender

Deixe seus produtos especiais para cabelos e beleza em destaque. Outra dica é comprar alguns porta-retratos para expor suas promoções. Você pode dar aquele “senso de urgência” com as contagens regressivas para o último dia de compras do tipo “Restam apenas 3!”

Invista nos vales-presentes

Você sabia que mais de 60% das pessoas que ganham vale-presentes gastam mais do que o valor total do cartão original? Por que não recompensar clientes fiéis com um vale-presente para utilizar no seu salão de beleza? Assim, você estará dando a eles um motivo para voltar no mês seguinte.

Invista nos sorteios, brindes e promoções

Com as despesas que costumam acompanhar essa época, a chance de as pessoas irem ao salão aumenta se tiverem preços especiais. Por isso, pacotes de corte e coloração ou tratamento e luzes são ótimas combinações.

Dezembro é o mês em que os profissionais têm mais oportunidade de conhecer novos clientes e oferecer opções para que retornem no futuro. O mais importante é encontrar formas de atender às necessidades de cada um para oferecer o que eles precisam e da forma mais acolhedora possível. Estamos numa ótima temporada para fazer com que eles se sintam ainda especiais e retornem ao longo do ano seguinte. Dê asas a sua criatividade e que venha em 2022 cheio de novos clientes!

Fontes: Versum | Belasis | Segredos de Salão

Categorias