Aprenda a fazer talco perfumado caseiro

Fazer o próprio cosmético é uma das premissas para quem deseja levar uma vida mais sustentável. Além de ser uma atitude ecologicamente correta, fazer os cosméticos em casa ajuda a economizar um bom dinheiro. Se você gostou dessa ideia, aprenda a fazer um talco perfumado, apenas usando ingredientes naturais, que vai deixar a sua pele fresquinha e perfumada!

O que misturar?

Você vai precisar de uma base para o talco, que pode ser amido de milho ou farinha de araruta. A diferença entre os dois ingredientes é que a farinha de araruta tem uma textura um pouco mais fina do que a do amido de milho, mas ambos apresentam o mesmo resultado. Também é possível usar como base as farinhas de arroz e de aveia.

O talco caseiro pode ter duas funções: perfumar e acalmar a pele. Caso você deseje incluir ervas aromáticas na sua receita, você deve triturá-las até adquirirem a consistência de um pó bem fino e delicado. Isso pode ser feito com a ajuda de um processador de alimentos bem potente.

Sendo assim, você pode utilizar: pétalas de rosas, de jasmim, lavanda, camomila, calêndula, hortelã-pimenta (tudo já seco). Canela, noz-moscada e cacau em pó também podem ser usados, mas em pequenas quantidades. E para dar um perfume todo especial, experimente colocar as sementes de uma fava de baunilha!

Após triturar as ervas e flores que pretende incluir no talco, passe tudo em uma peneira comum de malha fina e depois passe por uma gaze (para certificar-se de que ficarão apenas as partes mais finas).

Além das ervas e flores você também pode incluir o óleo essencial de sua preferência.

Fazendo o talco

Agora que você já compreendeu o que pode ser misturado ao talco, vamos ao passo a passo:

  1. Separe 1 xícara de qualquer uma das farinhas usadas para a base (podendo ser araruta, amido de milho, arroz, aveia).
  2. Acrescente 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio ou argila em pó (se preferir).
  3. Coloque 3 colheres de sopa da erva ou flor já transformada em pó bem fino.
  4. Misture esses ingredientes secos com a ajuda de um fouet.
  5. Acrescente cerca de 50 gotas de óleo essencial preferido (você pode misturar mais de um tipo de óleo para ter o aroma desejado). Adicione os óleos aos poucos, mexendo sempre com o batedor para que eles fiquem bem incorporados ao pó, sem aglutinar.
  6. Se ainda assim ficar alguns “grumos”, quebre-os com as pontas dos dedos.
  7. Pronto! Agora é só colocar o seu talco em uma talqueira bem bonita (para usar com uma esponja fofa) ou reaproveitar alguma embalagem de talco de bebê.

Use o talco sempre após o banho, na pele ligeiramente úmida, ou logo após a aplicação do óleo corporal. Se quiser, você também pode usar o talco para colocar nos sapatos.

Se você quer uma inspiração, dê só uma olhada nessas duas receitas!

Talco de especiarias

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de araruta ou amido de milho
  • 1/4 xícara de argila cosmética
  • 1/8 xícara de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 2 colheres de chá de noz-moscada moída
  • 20 gotas de óleo essencial de canela
  • 10 gotas de óleo essencial de cravo
  • 30 gotas de óleo essencial de baunilha (opcional) ou as sementinhas de uma fava de baunilha

Combine todos os ingredientes secos em uma tigela grande com um batedor (fouet). Adicione o óleo essencial uma gota de cada vez, mexendo sempre. Se ficar algum grumo, separe com os dedos. Transfira o pó para um pequeno recipiente e use após o banho.

Talco refrescante para os pés

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de araruta ou amido de milho (ou uma combinação dos dois)
  • 1/2 xícara de bicarbonato de sódio
  • 3 colheres de sopa de folhas de hortelã-pimenta secas e finamente moídas
  • 20 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  • 20 gotas de óleo essencial de melaleuca

Combine todos os ingredientes secos em uma tigela grande com um batedor (fouet). Adicione o óleo essencial uma gota de cada vez, mexendo sempre. Se ficar algum grumo, separe com os dedos. Transfira o pó para um pequeno recipiente e use sempre que quiser. Se quiser usar no corpo, também pode!

Categorias