Alimentos que podem ser usados como cosméticos naturais

Com certeza um desses ingredientes você tem na sua cozinha. Veja quais são eles!

Usar alimentos naturais como recurso de beleza é uma prática muito antiga. Afinal, se um alimento pode fazer bem à sua saúde quando ingerido, ele também pode trazer benefícios para a sua pele (sim, a pele também precisa de bons alimentos!).

Iogurte

Nós já falamos por aqui dos inúmeros benefícios que o iogurte pode trazer à rotina de beleza. Aliás, o iogurte era usado pelos antigos gregos como uma espécie de ácido glicólico. Eles misturavam iogurte (que promove a esfoliação) com azeite de oliva (que acalma e hidrata) e aplicavam na pele para tratar queimaduras solares e outras doenças da pele.

Mel

Outro ingrediente amplamente usado por vários povos da antiguidade como recurso de beleza, tanto para a pele como para os cabelos. Na Grécia antiga, o mel era misturado ao azeite de oliva e usado como máscara facial para fornecer vitaminas à pele. Já as mulheres da corte real na Dinastia Ming, na China, misturavam sementes de laranja moídas com mel para uma esfoliação suave.

Outra dica é misturar ao mel um pouco de óleo de coco. Você pode usar a proporção de uma colher de sopa de mel com duas colheres de sopa de óleo de coco. Esfregue na pele limpa e seca em movimentos circulares e depois enxágue.

Essa mistura atua como um limpador natural dos poros, que elimina as bactérias e ajuda a reduzir a acne.

Ovos

Proteína, vitamina D, vitamina B6, ferro e cobre são apenas alguns dos nutrientes encontrados nos ovos. Para uma máscara, você pode misturar um ovo inteiro com meio abacate, meia banana e uma colher de sopa de azeite de oliva. A mistura pode ser usada tanto no rosto como nos cabelos (é um excelente hidratante!).

Você também pode misturar uma clara de ovo com mel para uma máscara que vai hidratar, firmar e promover o rejuvenescimento da sua pele.

Chás

As propriedades antioxidantes do chá acalmam e desintoxicam a pele. Existem várias maneiras de inserir este ingrediente na rotina de beleza (enquanto aprecia uma deliciosa xícara do seu chá preferido!).

O chá de jasmim, por exemplo, possui muitos óleos benéficos para a pele. Rico em propriedades antimicrobianas, este chá é ótimo para absorver o excesso de oleosidade da pele. Se você tem pele oleosa com tendência à acne, você pode preparar um pouco de chá de jasmim, deixar esfriar e aplicar na pele com um algodão. Ele combate as bactérias causadoras de espinhas e ainda ajuda a manter o nível de pH da pele.

Categorias