Ações para engajar seu estabelecimento dentro e fora das mídias

Pequenas mudanças que atraem mais clientes!

O ramo da beleza é um dos que mais cresce e, por isso, atrai cada vez mais pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio. Todo o salão oferece o pacote básico aos seus clientes: serviços e produtos de qualidade, preços moderados e profissionais qualificados. Mas você já parou para pensar no que fazer para seu estabelecimento se destacar?

Preparamos ações simples e práticas para ajudar a fidelizar cada vez mais os seus clientes!

Utilizando as mídias a seu favor

Por si só, os salões de beleza já se destacam pelo visual. Usar fotos e vídeos dos seus clientes nas suas redes sociais é uma ótima pedida. Além de trazer o seu real trabalho, essa também é uma forma de ampliar o seu alcance na internet. Ao publicar fotos dos seus clientes, você incentiva que eles compartilhem as imagens com seus amigos. Você também pode investir em memes e danças que estão na moda. Essa estratégia é válida desde cabelos, manicure, maquiagens, penteados e o que mais seu salão oferecer.

É uma forma de aumentar o engajamento das suas redes sem custo e de forma orgânica. Ah, não esqueça de pedir autorização dos clientes para a divulgação de imagem nem de deixar suas mídias sempre atualizadas!

Vizinhos e parceiros

Existem dois tipos de vizinhos, seja na sua casa ou no seu negócio: os de bom relacionamento e os mais difíceis de lidar. Por que não fazer da sua vizinhança um negócio rentável?

As empresas parceiras podem ser responsáveis ​​por promover seu salão direta e indiretamente. Você pode buscar uma parceria de referência com uma loja que oferece roupas de festa ou organizar uma reunião em seu salão, que reúne empresas de cosméticos, massagistas, brechós e seus serviços.

Além de poder vender mais produtos diretamente por meio de parcerias, você também pode usar essa estratégia para aumentar o reconhecimento e melhorar a reputação da sua marca local. Quanto mais pessoas ouvirem boas notícias sobre sua empresa, maiores serão as chances de atrair novos clientes.

Melhor ainda se as parcerias foram de empresas próximas, elas valorizam o comércio local e podem ser revezadas.

Mimos e cuidados no estabelecimento

O vidro com balinha próximo ao caixa já é um clássico. Você pode investir em pequenos bombons veganos, por exemplo – quem sabe até com o vizinho parceiro.

Ofereça café, água saborizada e leite normal e sem lactose, para abranger todos os clientes.

No banheiro, opte por sabonete líquido. E que tal deixar absorventes e lenços umedecidos para as clientes? Sabemos que imprevistos acontecem e nada como se sentir segura onde está.

Promoções temáticas

Use as datas comemorativas ao seu favor, inclusive os aniversários! No dia das mães, uma boa opção é uma promoção “faça um e ganhe o outro” é uma ótima forma de atrair novas clientes. Dia dos namorados é uma forma de presentear e cuidar da pessoa amada. No mês dos amigos, um combo de procedimentos é uma escolha bem interessante.

Não esqueça da opção do cartão presente, que pode ser um valor ou um procedimento.

Ações especiais para clientes novos e antigos

Sempre vemos promoções para novos clientes. Mas como ficam os clientes que já estão fidelizados nisso? É importante não deixá-los de lado!

Para novos clientes é sempre válido o combo de um procedimento e ganhar o outro, por exemplo: faça manicure e pedicure e ganhe um SPA para seus pés. Assim, eles experimentam um serviço a mais.

Para antigos clientes é legal uma promoção mais exclusiva, como um pacote com desconto maior. Pode ser pensado também em um pequeno encontro com uma palestra com dicas de beleza, brindes, comes e bebes, ou até mesmo com uma maquiadora ensinando a fazer maquiagem para o dia a dia.

Referências atuais

Busque referências atuais de cortes, coloração e design de unhas. Para oferecer aos clientes, tenha certeza que os profissionais são qualificados para isso e que seu salão possua os produtos e equipamentos necessários para que isso aconteça. Quem nunca viu o corte ou a unha de uma famosa e quis copiar?

Não esqueça de ouvir sempre o que seu cliente quer e ser sincero. Nada mais chato do que usar uma referência e ser entregue algo completamente diferente.

Aplicativos

Invista em aplicativos que lembrem o cliente do procedimento. É uma forma prática e tecnológica para você e seu cliente. Existem opções que também notificam dos aniversários e têm o histórico de procedimentos já feitos. Que tal uma avaliação do seu cliente sobre os serviços e atendimento? Também é possível no aplicativo.

Com essas mudanças, seu salão vai atrair novos clientes e fidelizar ainda mais os antigos!

Fontes: Sebrae | Gdoor

Categorias