(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

9 Usos para o óleo de coco na saúde e beleza

Conheça nove maneiras de usar o óleo de coco como auxiliar da beleza e da saúde

Que o óleo de coco é versátil, todo mundo sabe. Usado na Índia há milhares de anos, o óleo de coco é visto pela medicina ayurvédica como um ingrediente essencial em inúmeras preparações. Hoje em dia, várias pesquisas vêm sendo feitas para descobrir os seus benefícios na beleza, principalmente da pele e dos cabelos.

Com base nestas informações, vamos agora relacionar nove usos do óleo de coco para a beleza:

Bom para os cabelos

Para quem busca opções naturais na hora de cuidar dos fios, o óleo de coco não pode faltar! Ao contrário de muitos outros óleos de uso doméstico, o óleo de coco realmente penetra nos fios, enquanto muitos outros produtos simplesmente revestem o fio. Isso significa que ele tem a capacidade de melhorar a saúde do cabelo, ao invés de apenas reter a umidade. Mas para que o seu uso tenha efeito, de acordo com a farmacêutica, especialista em Cosmetologia Avançada, Jackeline Alecrim, o produto precisa ser puro, sem aditivos químicos. E por se tratar de uma substância natural, é preciso que ele permaneça nos fios por, no mínimo, quatro horas. “Estudos demonstraram que esse é o tempo mínimo para uma absorção satisfatória, podendo chegar ao tempo máximo de 8 a 12 horas para obtenção de uma ação completa, por isso, é válido dormir com o produto nos fios. Não é necessário o uso de toucas térmicas durante a aplicação, pois ele já apresenta alta capacidade de penetrar nos fios”.

Como removedor de maquiagem

O óleo de coco é excelente para remover as maquiagens mais difíceis. Embora a maioria das pessoas recomende o uso de óleo de oliva para limpar o rosto de forma natural, o óleo de coco é ótimo para remover as impurezas da pele. Basta pegar um pouco do óleo e passar delicadamente com um algodão, removendo toda a maquiagem. Depois lave o rosto normalmente.

Como hidratante corporal

Não é preciso ter a pele seca para usar o óleo de coco como hidratante. A sua textura leve, faz com que a absorção seja bem rápida, principalmente em regiões mais ressecadas, como calcanhar, joelhos e cotovelos. O único cuidado que se deve ter é com o rosto, principalmente para pessoas que têm propensão a acnes, uma vez que o óleo de coco é comedogênico, ou seja, contribui para o aparecimento de cravos e espinhas.

Como protetor e hidratante labial

Lábios rachados e ressecados podem ser tratados com óleo de coco. É possível usá-lo puro, colocando em um potinho e deixando na bolsa para aplicar nos lábios sempre que necessário.

Para aplicar óleos essenciais

Todo óleo essencial não deve ser aplicado diretamente sobre a pele. É fundamental que ele seja diluído antes do uso e o óleo de coco pode ser um veículo carregador de óleo essencial. Por isso, antes de preparar um óleo essencial, lembre-se de que uma gota equivale a aproximadamente 24 xícaras da planta. Portanto, use com cautela!

Como repelente de insetos

Seguindo a mesma linha dos óleos essenciais, é possível misturar certos óleos essenciais ou ingredientes ativos no óleo de coco para fazer o seu próprio repelente de insetos natural. Lavanda, eucalipto, cravo e capim-limão são ótimas opções que, além de cheirar muito bem, mantém os insetos longe!

Pomada cicatrizante

Picadas de insetos e pequenos cortes ou feridas podem melhorar com o uso do óleo de coco. Um estudo realizado pelo Departamento de Bioquímica da Universidade de Kerala em Thiruvananthapuram, na Índia, mostrou que quando tratada dentro de 24 horas da lesão inicial, com uso continuado por 10 dias após o fato, a ferida pode cicatrizar significativamente mais rápido, o que é provavelmente devido às suas propriedades antioxidantes e antibacterianas.

Como desodorante natural

As propriedades antibacterianas do óleo de coco também fazem dele um bom desodorante (uma vez que o mal cheiro é causado pelas bactérias e não pelo suor). Além disso, é possível misturar óleos essenciais no óleo de coco para que ele fique com um cheirinho bem agradável.

Ajuda a combater a candidíase

A candidíase vaginal é uma infecção muito comum, causada por um tipo de fungo que vive na flora de nosso intestino e vagina. E o óleo de coco pode ser usado para aliviar a coceira e ajudar a reepitelizar a região (refazer as células que foram descamadas). Para isso, é só aplicar cerca de uma colher de chá do óleo com os dedos na vagina e vulva e logo em seguida fazer um banho de assento com água e óleo de melaleuca. Este tratamento pode ser tão eficaz quanto os medicamentos antifúngicos mais tradicionais.

Categorias