(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

4 formas simples de evitar a candidíase

Aprenda algumas maneiras para evitar a proliferação do fungo que se intensifica com o calor

Para muita gente, o verão é a estação mais esperada do ano. Mas as mulheres devem ter atenção redobrada durante os dias quentes, já que o calor e a umidade é uma combinação perfeita para a proliferação da Cândida, fungo natural do corpo que, ao aumentar de maneira desordenada, pode ocasionar uma infecção chamada candidíase.

A candidíase vaginal é uma infecção muito comum, causada por um tipo de fungo que vive na microbiota do intestino e da vagina. Como no verão as mulheres transpiram mais e usam maiôs e biquínis molhados por um período prolongado, a umidade na região vaginal favorece o surgimento da candidíase.

Apesar de ser simples de tratar, o problema pode gerar sintomas incômodos. Entre as principais manifestações, estão coceira e vermelhidão na região da vagina, corrimento branco e espesso e ardência ao urinar.

Nós já falamos aqui no Beleza Verde que o óleo de coco pode ser um grande aliado para aliviar a coceira e ajudar a reepitelizar a região (refazer as células que foram descamadas). Para isso, basta aplicar uma colher de chá do óleo com os dedos na vagina e vulva e logo em seguida fazer um banho de assento com água e óleo de melaleuca. Este tratamento pode ser tão eficaz quanto os medicamentos antifúngicos mais tradicionais.

Mas, se você não quer que esse problema chegue até você neste verão, confira essas quatro dicas do médico ginecologista e obstetra, José Bento:

1. Sempre que for à praia ou piscina, leve uma peça reserva da parte de baixo do biquíni ou um outro maiô. Dessa forma, sempre que estiver fora da água por um tempo maior, procure trocar a peça molhada por uma seca para evitar que a região da vagina fique úmida.

2. Utilize o secador de cabelos para secar a região genital após o banho. Sempre com o ar frio e muito cuidado, o secador pode ser um grande aliado para ajudar a manter as partes íntimas sequinhas.

3. Dê preferência à calcinha de algodão e prefira as saias e vestidos. Essas peças evitam que a genitália sofra com o aumento de temperatura e da umidade ocasionada pelo suor. Além de ficar muito mais confortável, ajuda a manter a região livre de infecções.

4. Durma sem calcinha. Esse hábito pode ser um dos mais eficazes para evitar a proliferação de fungos e bactérias na vagina. O fluxo de ar nessa região é fundamental, principalmente no calor, já que o sol diminui a imunidade e aumenta as chances da candidíase se desenvolver.

Categorias