4 dicas para manter os cílios mais fortes e resistentes

Seus cílios estão caindo? Veja aqui quais são os principais motivos

Quando éramos crianças, era muito legal encontrar um cílio caído, pois isso significava que poderíamos fazer um pedido. Mas à medida que envelhecemos, a perda de cílios deixa de ser uma brincadeira divertida e passa a se tornar uma preocupação.

Mas antes de qualquer coisa, é sempre bom compreender os motivos que levam à perda deles: estresse, irritação provocada por cílios postiços, alongamentos ou maquiagem, alergia a algum tipo de produto e esfregar demais os olhos, são alguns dos motivos mais comuns.

Existe ainda um distúrbio chamado “tricotilomania”, no qual as pessoas sentem um desejo irresistível de arrancar os próprios cabelos e, algumas vezes, também cílios e sobrancelhas. Caso suspeite ser portador desse transtorno, procure ajuda médica. Existem recursos que podem ajudá-lo a deixar esse hábito para trás e a sentir-se mais calmo e relaxado.

E se os cílios caem com frequência, será que eles voltam a crescer?

O normal é perder até cinco cílios por dia e como ele demora cerca de 90 dias para nascer, crescer e cair de novo, ninguém nota a diferença. A gente só percebe, quando as quedas passam desse número.

Mas os cílios voltam a crescer se a pele delicada da pálpebra não estiver muito danificada, ou seja, se essa parte enfrentar muito trauma (como, por exemplo, esfregar demais os olhos), pode causar cicatrizes permanentes na borda dos cílios. Portanto, se esses folículos estiverem comprometidos, os pelos dos cílios não voltarão a crescer. Mas, se as pálpebras permanecerem saudáveis, mesmo que você tenha passado por alguma doença, os cílios voltarão a crescer.

Quatro passos para cuidar bem dos cílios 

Para ter certeza que o seu problema esteja relacionado a alguma questão de saúde, é fundamental consultar um médico. Em todo caso, essas quatro dicas podem te ajudar a mantê-los saudáveis:

1. Evite esfregar os olhos

Como esfregar os cílios é uma das principais causas pela queda, esse é o primeiro hábito a ser eliminado. Para remover a maquiagem dos olhos, evite esfregar essa região: com a ajuda de um lenço ou algodão, deslize suavemente sobre as pálpebras com algum produto indicado para isso, que os seus cílios permanecerão intactos!

O mesmo vale para o uso do curvex: seja gentil com seus cílios, não há necessidade em prendê-los com tanta força.

2. Limpe-os regularmente

É essencial remover o rímel todas as noites para evitar mais perda de cílios. Especialmente se você gosta de extensões: limpar eficazmente (e suavemente) os cílios impede o acúmulo de impurezas e, portanto, de bactérias!

3. Aposte nos óleos!

Para dar mais força aos cílios, você pode usar, por exemplo, o óleo de jojoba que é uma das melhores substâncias a promover o crescimento de forma natural, por ser rico em ceramidas, um ácido graxo essencial que nutre os fios em profundidade, reduzindo a queda.

O óleo de amêndoas também é indicado, devido ao seu seu alto teor de vitaminas A, B e E. Para usar os óleos nos cílios, mergulhe uma haste flexível ou uma escova para rímel (limpa e nova) no óleo e passe em toda a extensão dos fios – das raízes às pontas. Faça isso todas as noites, antes de dormir.

4. Escolha maquiagens hipoalergênicas para os olhos

Se você ainda não sabe o que está causando a perda de cílios, pode ser que você tenha sensibilidade a algum componente da maquiagem que está usando. Por isso, o ideal é substituir por produtos hipoalergênicos, que ajudam a acalmar qualquer irritação nesta região.

Categorias