Valorize fornecedores sustentáveis no seu salão de beleza

Pesquisa encomendada pela Unilever, que entrevistou 20 mil pessoas no Brasil, Índia, Turquia, Estados Unidos e Reino Unido, revelou que 85% dos entrevistados preferem marcas que impactem positivamente a sociedade ou meio ambiente.

O levantamento mostra que a população está mais preocupada com a preservação do meio ambiente. Diante dessa valorização, um salão de beleza tem muito a ganhar ao ofertar serviços utilizando produtos sustentáveis.  

Atualmente, existem diversas marcas renomadas que possuem linhas de produtos naturais e orgânicos. Analise os hábitos dos clientes e busque fornecer informações sobre o impacto socioambiental dos ingredientes contidos em muitos produtos. Então, apresente aqueles que possuem matérias-primas naturais, especialmente com ativos da biodiversidade brasileira. Use, por exemplo, tratamentos e produtos que são livres de parabenos e formaldeídos e tintas orgânicas para cabelo e shampoo sem sulfato, que faz menos espuma que o tradicional e requer menos água para lavar.

Veja outras ações para tornar o atendimento do seu salão de beleza ainda mais diferenciado:

Cruelty Free

Existem muitas empresas de cosméticos que optam por não testar seus produtos em animais. Você pode pesquisar na internet marcas nacionais e internacionais que fazem parte do movimento conhecido como Cruelty Free (livre de crueldade) e trabalhar no seu salão apenas com marcas que defendem essa causa.

Reciclagem

Cada produto e embalagem deve ter um descarte correto para não prejudicar o meio ambiente, especialmente os itens que levam agentes químicos em sua composição. Fale com o seu fornecedor e peça instruções sobre como reciclar as embalagens e como descartar esses resíduos. Busque empresas preocupadas em fornecer produtos que gerem pouco lixo e que as embalagens sejam recicláveis.

Há ainda ações que atuam com a destinação correta e segura desses materiais, como o Programa Beleza Verde, realizado pela Dinâmica Ambiental, empresa especializada em logística reversa e gestão de resíduos.

Escolhas

Priorize marcas reconhecidas pelo cliente e a busca por fornecedores que prezam pelo comércio justo.  Ao implementar essas ações, divulgue-as através de cartazes fixados no seu espaço de beleza e/ou por meio das redes sociais. A qualidade do serviço continuará garantida, resultando na satisfação da clientela, que também ficará feliz em frequentar um lugar que tem compromisso com a preservação ambiental.

 

Categorias