Skinimalismo e a valorização da beleza natural

O esquema de home office por causa da pandemia de COVID-19 fez com que muitas mulheres diminuíssem o uso de maquiagens, trocando-as por produtos leves de skincare como máscaras faciais, cremes, óleos e espumas. Consequentemente, muitas notaram melhorias em suas peles, mantendo inadvertidamente uma rotina de autocuidado minimalista, mesmo após a flexibilização das regras de controle sanitário.

Diante desse novo momento de valorização da beleza natural e utilização de menos produtos, uma nova tendência vem ganhando força: o Skinimalismo.

O que é Skinimalismo?

O Skinimalismo se refere a uma filosofia de se sentir confortável em sua própria pele ao invés de escondê-la com a maquiagem. Portanto, incentiva o uso de poucos produtos, que sejam multifuncionais e capazes de valorizar a pele de tal forma que não se sinta a necessidade de cobri-la.

Vantagens do Skinalismo

Alguns dos benefícios do Skinimalismo estão ligados principalmente ao fato de ser uma abordagem de autocuidado mais simples, que pretende eliminar qualquer complicação referente à entender ingredientes ou saber como aplicar. Dessa maneira, se economiza muito mais tempo, que pode ser aproveitado em outras atividades.

Além disso, especialistas apontam que a redução na quantidade de produtos tende a trazer benefícios à pele. Nesse aspecto, ainda explicam que produtos em excesso podem ocasionar alergias, irritações, além de estimular o aumento da oleosidade.

Outra grande vantagem está no fato do Skinimalismo ser visto como uma prática sustentável, uma vez que incentiva a escolha de produtos multifuncionais ao invés de uma infinidade de produtos, o que diminui a pegada de carbono, o descarte de embalagens e os resíduos despejados em cursos d ‘água.

Por último, vale destacar também a economia gerada, uma vez que o Skinimalismo propõe que se utilize apenas o essencial para manter a skincare em dia.

Como adotar o Skinimalismo

Além da redução do consumo, optando por poucos produtos multifuncionais, o skinimalismo propõe a adoção de uma rotina básica de três passos: limpeza, hidratação e proteção solar. Confira!

Passo 1 (Limpeza): a etapa da limpeza é considerada uma das mais importantes, pois é nela que serão removidas as impurezas, como a poluição. Opte por um sabonete facial suave, que seja adequado ao tipo da sua pele.

Passo 2 (Hidratação): a hidratação deve ser feita nas regiões da face, colo e pescoço logo após a limpeza da pele e é essencial para reforçar a barreira de proteção da pele, prevenindo irritações e melhorando seu aspecto visual. Vale ressaltar que o uso de hidratante é indispensável até mesmo para quem tem pele oleosa: para esses casos, é recomendado o uso de produtos livres de óleos.

Passo 3 (Protetor Solar): indispensável, o protetor solar previne o câncer, o aparecimento de manchas, além de ser considerado o melhor antienvelhecimento para a pele.

Se você se interessou pelo Skinimalismo, compartilhe esse post com outras pessoas e experimente adotar esta nova rotina que apresenta vantagens não só para sua pele, mas também para o meio ambiente.

Fontes: Cosmetic Innovation | Dahuer

Categorias