(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Shampoo orgânico, natural ou normal. O que é melhor para um cabelo saudável?

Um pulo rápido no supermercado, farmácia ou loja de cosméticos para comprar um simples shampoo pode tomar muito mais do seu tempo do que você imagina. É opção para tudo, para cabelos secos, opacos, quebradiços ou quimicamente tratados. Tem para cabelo loiro, branco, ruivo e moreno. Liso, ondulado, cacheado? Tem também. Tem para acelerar o crescimento, para hidratar, para recuperar os danos que os fios sofrem. Mas você já parou para pensar, se e quais desses shampoos, dentro desse mundaréu de variedade, são orgânicos, naturais, químicos ou normais?

Vamos chamar de shampoo normal aquele que provavelmente todo mundo tem em seus banheiros. Eles são feitos com muitos ingredientes artificiais que podem irritar o couro cabeludo e prejudicar seu corpo (portanto, a água também).

Um ingrediente muito comum é o SLS ou Lauril Sulfato de Sódio, responsável pela espuma branca e borbulhante que você obtém toda vez que lava o cabelo. E quem não gosta delas, né? Mas este sulfato pode causar sensibilidade à pele. Então, se sabemos disso, por que esse ingrediente ainda está em nossos produtos?

É simples: porque nós adoramos a sensação de limpeza que a espuma traz. Então, as empresas continuam usando porque gostamos e, como gostamos, continuamos comprando. Mas, cientificamente, não há nada sobre as espumas que tornam os shampoos mais eficientes na limpeza do cabelo. Os shampoos naturais não têm espumas.

Provavelmente você já ouviu falar de parabenos. Mas quais são eles?

Essencialmente, os parabenos são um tipo de conservante. Eles evitam o crescimento de fungos e bactérias. Isso permite que os produtos durem por meses, até anos. No entanto, quando você usa esses produtos, eles também podem entrar em seu corpo através da pele, o que não é bom.

Shampoos orgânicos e naturais (não, eles não são a mesma coisa)

O shampoo orgânico é essencialmente extraído da natureza e não contém produtos químicos tóxicos, portanto não afetará sua saúde. Para que seja certificado como orgânico, deve ser feito com ingredientes cultivados sem pesticidas, produtos químicos, fertilizantes artificiais, organismos geneticamente modificados e não podem conter cores artificiais, conservantes ou produtos químicos (incluindo sulfatos e parabenos).

De acordo com o FDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), para um produto estar na categoria “100% orgânico”, ele deve conter pelo menos 95% de ingredientes orgânicos. Portanto, não apenas o produto final deve ser orgânico, mas todos os ingredientes que ele contém e auxiliares de processamento devem ser orgânicos também.

Mas qual é a diferença entre ele e um shampoo natural?

O termo “natural”, ao contrário do termo “orgânico”, não é regulamentado. Qualquer produto pode ser descrito como natural, mesmo que contenha apenas 1% de ingredientes naturais, vegetais ou minerais e até 30% de ingredientes sintéticos. E o problema é que substâncias como petróleo, arsênico e mercúrio são naturais, mas isso não os torna menos nocivos do que os produtos químicos fabricados. Então, para recapitular: orgânico é natural, mas natural não é necessariamente orgânico.

Os benefícios de escolher um shampoo natural não são bons apenas para o couro cabeludo e o corpo; o meio ambiente também sai ganhando quando você escolhe ingredientes ecológicos em vez de produtos químicos.

Dicas para escolher o melhor shampoo natural para o seu cabelo

– Verifique a consistência, a textura e a opacidade: a maioria dos shampoos químicos é feita de materiais baratos. Isso significa que eles precisarão de um espessante químico para combinar com a consistência que você está acostumada a ver em um xampu. Um shampoo natural será mais fino, transparente ou translúcido e mais “líquido”.

– Use seus sentidos (e confie neles!): se você está procurando um shampoo natural, ele deve ter a aparência e o cheiro de algo que vem da natureza. Portanto, se tiver uma cor que pareça sintética, provavelmente é. E se cheirar a produtos químicos, não é natural.

É sempre conveniente seguir as instruções do rótulo. Se disser para usar duas vezes na mesma lavagem, use duas duas vezes.

O que esperar

Esses são os fundamentos para começar sua jornada para um shampoo natural. Se você escolher seguir esse caminho, lembre-se, sem sulfato = sem espuma. Mas isso não quer dizer que não funcione, significa apenas que não há sulfato. E lembre-se, isso é bom. Seu cabelo pode precisar de algumas lavagens para se adaptar, mas quem faz essa transição geralmente não se arrepende.

Fontes: Bioguia | The Green Hubon

Categorias