Seu estabelecimento é biosseguro?

A biossegurança é um tema de fundamental importância em estabelecimentos de beleza, uma vez que está intimamente ligada à prevenção de doenças. Tanto o cliente quanto o profissional ficam expostos à patógenos causadores de doenças. Inclusive, vale a pena citar que algumas das doenças causadas pela falta de cuidados necessários em procedimentos estéticos incluem hepatite B e C, herpes, tuberculose, micoses e até mesmo AIDS.

Além disso, é preciso considerar também que existem produtos tóxicos, como amianto, chumbo e parabenos, entre outros, que podem causar diversas outras doenças.

Pontos essenciais

Se você quer atrair mais clientes para seu estabelecimento e garantir o melhor para todos que confiam em seus procedimentos, é importante saber quais os pontos fundamentais sobre a biossegurança na estética. Os principais são:

Cuidados com o ambiente
São vários os ambientes de trabalho que oferecem riscos aos profissionais e clientes, mesmo que muitas vezes nem percebemos. E quando se fala em salões, barbearias e clínicas de estética, estes riscos podem ser reduzidos com a limpeza e a desinfecção de todo o ambiente diariamente.

Cuidados com os materiais utilizados
O processo de higienização dos materiais utilizados na clínica de estética vai muito além dos aparelhos em si. Claro que esses aparelhos precisam, sem exceção, ser devidamente esterilizados para realizar o atendimento, no entanto, há outros pontos que não podem ser deixados de lado, como toalhas e lençóis – que devem ser substituídos a cada cliente e lavados com produtos específicos. Nem mesmo as escovas, pentes e bobs ficam de fora e até eles devem ser higienizados após o uso em cada cliente. Mesma coisa para os aparelhos cortantes e perfurantes, que também devem, obrigatoriamente, estar sempre limpos e esterilizados para uso exclusivo e individual.

Cuidados pessoais
É fundamental que os profissionais façam sempre o uso de equipamentos de proteção, principalmente luvas, touca, óculos, máscara e, dependendo do procedimento, jaleco (e, aqui vai mais uma dica: quanto mais grosso for o tecido, mais seguro ele é).

Além disso…

As medidas de biossegurança não param por aí. Os pontos importantes que merecem atenção são a adequação de ventilação e iluminação, para que se garanta um ambiente arejado e iluminado para a realização de procedimentos com segurança e boa condição visual, as instalações elétrica, que devem ser suficientes para o número de equipamentos, a fim de evitar curto circuito e o descarte seguro de resíduos para preservar o ambiente.

Beleza e saúde andam juntas

Agora que você já conhece as principais regras da ANVISA para manter a higiene no salão de beleza, é hora de verificar se tudo está sendo cumprido direitinho no seu espaço. Além de ser uma questão de saúde, seguir as regras é estar de acordo com a lei. Vale lembrar também que cada estado do país desenvolve normas que podem variar de um lugar para outro. Então, consulte o que está vigente na área onde você trabalha!

Fontes: Sphair Cosmetics | Visa Porto Velho

Categorias