Seis nutrientes para deixar a sua pele radiante

Seis nutrientes para deixar a sua pele radiante

Uma pele brilhante, com viço, é sinônimo de saúde. E para que a sua pele esbanje beleza é preciso que o trabalho seja feito não só com cremes e máscaras, mas também de dentro para fora, ou seja, alimentando-se da maneira correta. Existem seis vitaminas e minerais que ajudam muito nisso. Veja a seguir quais são eles e onde você pode encontrá-los:

  1. Vitamina A

A vitamina A é necessária para que o corpo produza retinol. Você já ouviu falar nessa substância antes? Trata-se de um ingrediente comumente encontrado em cremes anti-envelhecimento e máscaras faciais.

A vitamina A interage com a pele para influenciar o crescimento, a renovação celular e a atividade das glândulas sebáceas. Além disso, acredita-se que a vitamina A ajude a barrar o envelhecimento da pele e também a prevenir a acne.

Os principais alimentos com alto teor de vitamina A são: carnes orgânicas, gema de ovo (preferencialmente de ovos caipiras) e vegetais de cor laranja (que contêm beta-caroteno, que seu corpo usa para produzir a vitamina A).

2. Vitamina C

Quando se fala em saúde da pele, a vitamina C não pode ficar de fora. Esta vitamina é usada durante os processos biológicos que geram o colágeno, fundamental para a elasticidade da pele. A vitamina C também é importante para a cicatrização da pele e sua ação antioxidante também protege a pele contra os danos dos radicais livres.

Os principais alimentos com alto teor de vitamina C são: frutas cítricas, frutas vermelhas, pimentão (pimentão), tomate, brócolis, kiwi e superalimentos, como gojiberry, acerola e açaí.

3. Vitamina D

A vitamina D é solúvel em gordura, produzida a partir de uma série complexa de reações biológicas entre os substratos do colesterol e a luz solar. Esta vitamina é fundamental para muitas funções do corpo, incluindo a pele.

Como obter vitamina D: Exposição ao sol segura, peixes gordos (como salmão), laticínios integrais (preferencialmente orgânicos).

4. Vitamina E

A vitamina E é uma vitamina solúvel em gordura que também funciona como um antioxidante no corpo. Pode ajudar a proteger a pele contra os radicais livres e contra os danos causados pelo sol. Se a sua pele estiver seca ou danificada, a vitamina E ajuda muito a restaurar a nutrição. Boas fontes de vitamina E são: nozes, sementes, abacate, peixes gordos (como o salmão) e azeite de oliva.

5. Cobre

O cobre é um oligoelemento essencial para muitas funções corporais e desempenha um papel fundamental na saúde da pele.

Pessoas com deficiência de cobre geralmente apresentam pele mais frágil e enrugada, cicatrização mais lenta, maior inflamação e envelhecimento precoce. Isso ocorre porque o cobre desempenha um papel importante na síntese do colágeno (responsável por manter a pele lisa e flexível!). Ele também parte integrante do pigmento dos nossos olhos, pele e cabelo. Os principais alimentos que são ricos em cobre: algas, nozes, cacau, vinho tinto, carnes orgânicas e legumes.

6. Zinco

O zinco ajuda a curar e a reparar áreas danificadas da pele. Na verdade, este mineral é necessário para mais de cem reações enzimáticas no corpo! Ele acelera os processos biológicos necessários para curar feridas e limpar lesões de tecidos.

Devido a essas funções, as evidências mostram que o zinco pode ajudar a curar acne, infecções fúngicas, pequenas irritações na pele e feridas.

O zinco também pode ajudar a prevenir lesões na pele, reduzindo a produção de radicais livres. Principais alimentos com alto teor de zinco são: sementes de abóbora, frutos do mar, carnes e cacau.

Categorias