Se quiser ter uma pele bonita, pare com esses hábitos agora!

Quem não deseja uma pele bonita e bem cuidada, não é mesmo? Mas, para isso, é preciso incluir na rotina hábitos e alimentos saudáveis, pois só cremes e tratamentos estéticos podem não ser suficientes para um resultado satisfatório.

Por isso, confira as nossas cinco dicas para uma pele maravilhosa!

  • Lave o rosto antes de dormir

Esse é um dos maiores erros que a maioria comete! Muitas vezes, após um longo e cansativo dia, nem sempre dá coragem de lavar o rosto antes de dormir. O problema é que a pele fica o dia todo exposta a poluentes, oleosidades, maquiagem e tudo isso, com o tempo, favorece as inflamações e as rugas. Por isso, o ideal é lavar o rosto com um produto indicado para o seu tipo de pele ou usar água micelar antes de se deitar.

  • Não use esfoliantes que agridam a pele

Ao contrário dos pés, que podem receber uma esfoliação mais vigorosa, o rosto exige um cuidado mais suave. Por isso, ao fazer uma esfoliação caseira, evite ingredientes muito abrasivos, como sal grosso e também aqueles à base de sementes de pêssego e damasco. Uma ótima dica é utilizar a borra de café para fazer a esfoliação. Além de reaproveitar um resíduo que iria para o lixo, o café possui componentes que agem como anti-inflamatórios e antioxidantes que fazem muito bem para a pele!

  • Evite o açúcar!

O açúcar pode ser considerado o inimigo número um da pele. Ao ser ingerido diariamente, este ingrediente se liga ao colágeno da pele, tornando-o resistente e inflexível. A baixa elasticidade torna a pele incapaz de se recuperar, abrindo caminho para rugas e linhas finas. O açúcar também é altamente inflamatório e, por isso, pode ser o responsável por causar rosácea, acnes, erupções cutâneas, além de aumentar o tamanho dos poros.

Uma pele saudável pede uma alimentação equilibrada, rica em hortaliças, frutas, legumes e cereais integrais.

  • Não fume

O cigarro, além de fazer mal para a saúde como um todo, deixa a pele sem viço. Isso ocorre porque a nicotina reduz o fluxo sanguíneo da pele, fazendo com que ela não receba o oxigênio e os nutrientes suficientes. Além disso, as mais de 4700 substâncias tóxicas do cigarro prejudicam a produção natural de colágeno e elastina, que são a base da estrutura da pele. Por isso, é comum a pele de uma pessoa fumante ser mais fina, opaca e enrugada, do que a de uma pessoa que não fuma.

  • Limpe os seus pincéis de maquiagem

Os pincéis e as esponjas de maquiagem são excelentes para o dia a dia, mas é muito importante não deixá-los sujos por muito tempo. Quando a maquiagem se acumula nessas ferramentas de beleza, favorece a formação de bactérias, que podem causar alergias, irritações ou dermatites. Por isso, sempre que se maquiar, lave os pincéis com água morna e uma gota de shampoo suave e não tóxico (pode ser aqueles indicados para bebês) ou use um produto próprio para isso. Também é importante armazenar os seus itens de maquiagem em ambientes limpos, evitando contato com objetos que possam facilitar a contaminação, como dentro da bolsa, junto de documentos, papéis etc.

Categorias