Saiba porque você não pode deixar de ter o óleo essencial de hortelã-pimenta na sua casa

A hortelã tem uma longa história, já que é um dos mais antigos óleos essenciais para uso medicinal. A planta foi mencionada no Papiro de Ebers, em 1550 A.C., como um remédio indicado para aliviar a flatulência, ajudar na digestão e refrescar o hálito.

Por isso, até hoje é reconhecida como uma das ervas mais eficazes para a digestão. Além disso, os cientistas pesquisaram os seus efeitos no fígado e no sistema respiratório, bem como a sua capacidade de melhorar a concentração e a precisão mental.

A fragrância da hortelã-pimenta é purificante e estimulante para a mente, o que faz dele um ótimo estimulante natural.

Por isso, nós relacionamos alguns usos para este óleo essencial, que pode trazer muitos benefícios para o seu dia-a-dia:

Alívio ao estômago

Coloque de 4 a 6 gotas de óleo de hortelã-pimenta na palma da mão e esfregue sobre o estômago para aliviar a sensação de estufamento e os gases.

Reduz náuseas

Para se livrar da náusea, basta inalar o óleo de hortelã-pimenta diretamente no frasco ou esfregar uma gotinha atrás das orelhas.

Repelente de insetos

Passe um pouco do óleo essencial nos batentes das portas e janelas e outros locais onde houver formigas doceiras (aquelas bem pequenas). Com certeza elas ficarão bem longe! Se preferir, coloque um pouco do óleo essencial de hortelã-pimenta num borrifador com água e espirre pelos cantos da casa.

Inflamações

Para reduzir inflamações na pele, massageie algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta diretamente sobre a área de lesão, acne, vermelhidão ou inflamação crônica.

Dor de cabeça

O óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser aplicado diretamente na testa ou na fronte para ajudar a reduzir as dores de cabeça de origem nervosa.

Congestão nasal

Coloque uma gota de óleo de hortelã-pimenta na língua e inspire no nariz e seios nasais para aliviar a congestão de um resfriado. Também coloque umas gotinhas num difusor e deixe no seu quarto.

Algumas pesquisas mostram que os compostos encontrados no óleo de hortelã-pimenta possuem propriedades antimicrobianas, antivirais e potencial antialérgico, o que significa que também pode ajudar a combater infecções que levam a sintomas que envolvam o trato respiratório.

Categorias