Saiba como incluir o óleo de semente de uva nos seus rituais de beleza

Rico em ácidos graxos e vitaminas, o óleo de semente de uva pode ser um grande aliado da beleza. Veja algumas formas de utilizá-lo no seu dia a dia.

Fernanda Correia

Todos os anos vitivinicultura (atividade que envolve o cultivo das vinhas e a fabricação de vinho) gera toneladas de subprodutos, que são as cascas e sementes, podendo representar até 30% da quantidade total de uvas vinificadas. E é deste subproduto que o óleo de semente de uva é retirado, um ingrediente rico em compostos fenólicos como flavonoides, carotenoides, taninos, catequinas, resveratrol e vitamina E. Todas essas substancias naturais cumprem um importante papel antioxidante no nosso organismo, protegendo as nossas células dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Por isso o óleo de semente de uva faz tão bem para a saúde da pele e dos cabelos.

Como incluir o óleo de semente de uva no dia a dia?

Um estudo publicado em maio de 2014 no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology demonstrou que o óleo de semente de uva reduziu significativamente cicatrizes de acne. Isso foi possível, porque o óleo possui uma estrutura molecular tão pequena, que permite a penetração na camada mais profunda da pele, além disso, o seu uso também é indicado para a melhoria de estrias e manchas. Embora seja um óleo, a pele não fica com aspecto gorduroso após o seu uso.

Existem muitas maneiras em incluir este óleo no seu dia a dia. Nós separamos algumas dicas bem fáceis e interessantes para você:

1. Como redutor de vasinhos

Sabe aquelas veias que aparecem nas pernas e tornozelos, que mais parecem teias de aranha? Elas podem ser tratadas com o óleo de semente de uva. Para isso, basta passar o óleo todos os dias após o banho e antes de dormir. Os antioxidantes presentes nas sementes de uva ajudarão a fortalecer suas veias, tornando-as mais resistentes. Vale lembrar que a sua absorção é melhor com a pele úmida.

2. Como redutor de olheiras

Você não sabe mais o que fazer para amenizar as olheiras? Experimente o óleo de semente de uva. Com apenas duas gotas na região, duas vezes ao dia, você vai perceber uma grande melhoria.

3. Como removedor de maquiagem

Usar produtos para remover maquiagem “oil-free” pode não ser uma boa ideia. Ao retirar toda a oleosidade da pele (inclusive a natural) a pele passa a produzir mais óleo para compensar, ou seja, quem tem pele oleosa terá mais problemas com acnes e quem tem a pele seca, sofrerá ainda mais com ressecamentos. Por isso, o óleo de semente de uva é uma ótima solução. Como é um óleo leve, ele é absorvido rapidamente não deixando a pele com aparência engordurada.

4. No tratamento da caspa

O óleo de semente de uva também é bastante eficaz no tratamento da dermatite seborreica, a famosa caspa, ajudando a remover a descamação do couro cabeludo e mantendo-o hidratado. Há duas formas de usar: aplicando-o puro, massageando bem o couro cabeludo, ou adicionando algumas gotas em um xampu neutro. Você conhece alguma receita de beleza natural com óleo de semente de uva? Conte para nós.

Categorias