Reino Unido irá fortificar os pães com vitamina D

A falta dessa vitamina entre a população europeia está fazendo com que os cientistas busquem alternativas para a suplementação

Muito se fala hoje em dia sobre a importância da vitamina D para a saúde. Esta vitamina, que é essencial para os ossos, pode ser obtida de duas formas: através de alguns alimentos e por meio da exposição solar (que é a principal), pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Mas isso, para os hábitos modernos, acabou sendo um problema. O fato de muita gente trabalhar em ambientes fechados ou usar muito protetor solar, faz com que a ativação desta vitamina através da exposição solar se torne raridade nos dias de hoje.

Como consequência disso, o índice de pessoas com deficiência de vitamina D só cresce. Pensando em reverter essa questão, pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, descobriram uma solução para combater a crescente epidemia de deficiência em vitamina D na Europa: suplementar a farinha de trigo com esta vitamina. De acordo com os pesquisadores, esta seria uma solução para evitar o surgimento de 10 milhões de novos casos de deficiência de vitamina D.

Segundo a principal autora do estudo, a Ph.D. Magda Aguiar, do ponto de vista da saúde pública, esta ação seria mais eficiente do que esperar que cada pessoa com a deficiência desta vitamina faça a suplementação. A Finlândia realizou uma ação semelhante a esta proposta pelos pesquisadores de Birmingham e conseguiu baixar a taxa de deficiência de 13% para 0,6% da população adulta. 

Como obter a vitamina D?

A vitamina D, apesar de ser chamada assim, não é realmente uma vitamina ou nutriente: é um hormônio produzido a partir de uma reação fotolítica com luz ultravioleta (UV). Por isso, a maneira mais eficaz de evitar a deficiência desta vitamina é através do sol. Basta de cinco a dez minutos de exposição ao sol por dia para que a vitamina D seja ativada, em uma área pequena do braço ou da perna (cerca de 20 centímetros já é suficiente). É válido ressaltar que não é indicado ficar por muito tempo em exposição solar sem proteção, pois existe o risco do câncer de pele.

Sintomas causados pela falta de vitamina D

Os sinais de deficiência são sutis e podem incluir fadiga, dor muscular, fraqueza, ganho de peso, dificuldade de se concentrar, cansaço e dores de cabeça. Sendo assim, caso você desconfie que esteja precisando desta vitamina, não deixe de procurar o seu médico que solicitará um exame de sangue para verificar a deficiência da vitamina D e

Categorias