Quer assumir os brancos? Veja como cuidar dos fios

A exposição solar é um dos cuidados que se deve ter com os cabelos brancos

Com a pandemia do novo coronavírus, salões de beleza ficaram fechados por um bom tempo na maior parte do Brasil. Muitas mulheres passaram a pintar os cabelos em casa, enquanto outras, em um gesto de coragem e auto aceitação, assumiram os fios brancos, entre elas algumas famosas, como Preta Gil, Fafá de Belém, Giovanna Antonelli e Tatá Werneck.

Para quem quer ter cabelos grisalhos, como os da atriz Vera Holtz, é preciso saber que eles precisam de cuidados específicos. Segundo a tricologista Viviane Coutinho, da clínica Viviane Coutinho Reabilitação Capilar, é preciso adotar cuidados especializados. “Devemos investir em cosméticos próprios para cabelos brancos (matizador). Investir em restaurações e cuidados com os fios é essencial, já que os cabelos brancos perdem bastante nutrientes”, explica a profissional, que também afirma que é desaconselhável o uso de chapinhas e secador nas madeixas grisalhas.

“Sem dúvida, o aconselhável é evitar o uso de qualquer procedimento que fragilize ainda mais os cabelos. Os brancos já tendem a ser mais ressecados e porosos, então o calor poderá potencializar isso. Caso seja muito necessário, não use uma temperatura muito elevada e nunca deixe de proteger, usando um finalizador com proteção térmica”.

É preciso também ter cuidado com o sol. “A exposição solar é um dos principais fatores para acentuar o amarelamento já que esse tipo de cabelo tem menos proteção de melanina,  responsável por pigmentar. Além de amarelar com o sol, pode ocorrer a oxidação da cor. O ideal é nunca abrir mão de produtos com filtro uv e investir nas hidratações”, pontua a profissional.

Por outro lado, os fios brancos são indesejados para muitas mulheres, que se assustam quando acham os primeiros fiozinhos. De acordo com Viviane, o avanço da idade é a principal causa, mas outros fatores podem acelerar este processo.

“A presença de fios brancos está ligada diretamente à queda de produção de melanina,  substância responsável pela cor do cabelo e pele, que acontece com o passar dos anos. Em algumas pessoas, eles aparecem antes, em outras depois, depende muito da herança genética, porém outros fatores como estresse , depressão, doenças crônicas e alimentação desequilibrada podem acelerar esse processo”, esclarece a tricologista, que enfatiza que não devemos esconder os primeiros fiozinhos arrancando:

“Cabelos não foram feitos para arrancá-los. Arrancando não irá produzir mais fios brancos, porém ficará sem ele”.

Categorias