Quais são os benefícios do eucalipto?

O eucalipto é considerado uma super planta e essa fama é bem justificada! Não é comestível, mas é incrivelmente rico em antioxidantes incluindo: catequinas, isorhamnetina, luteolina, kaempferol, floretina e quercetina. Quando apreciado na forma de chá, pode ajudar a combater certos tipos de câncer, demência e doenças cardíacas. Os altos níveis de etanol e macrocarpal C também podem ser bons para os dentes, combatendo cáries e doenças das gengivas.

O eucalipto também pode aliviar várias doenças de curto prazo. Pode ajudar a evitar sintomas de tosse ou resfriado, diminuindo o acúmulo de muco, aliviando a congestão nasal e dores de cabeça. Também é um anti-inflamatório e pode até diminuir os sintomas de estresse.

Ótimo também para a pele, pode aumentar os níveis de ceramida dérmica (que é um ácido graxo que ajuda a reter a umidade) e até mesmo ajudar a amenizar dermatites e psoríases. Graças a um composto chamado eucaliptol, essa planta também atua como repelente natural de insetos.

Como o eucalipto é usado?

Pode ser usado de muitas maneiras diferentes. Até pouco tempo, por influência das redes sociais, muita gente descobriu os benefícios para a saúde depois de pendurar buquês da planta de cabeça para baixo no chuveiro. É que o vapor ajuda a liberar os óleos essenciais das folhas e essa inalação interfere nos vasos das mucosas do nariz, melhorando a respiração e atuando como um descongestionante natural.

E existem outras maneiras de colher os benefícios do eucalipto. Suas folhas, frescas ou secas, podem ser fervidas e usadas como chá para abaixar a febre e combater dores de ciático e gota. Também alivia crises de reumatismo e estimula as defesas. A planta serve como antisséptico e repelente natural de insetos.

Como um óleo, muitas vezes é adicionado a remédios para tosse e para aromaterapia. Além disso, seu óleo essencial pode ajudar a cicatrizar feridas, queimaduras e picadas de insetos.

Por isso, as suas folhas e essências são frequentemente utilizadas na indústria química e cosmética. Mas, atenção: crianças, gestantes, lactantes, indivíduos com doenças relacionadas ao funcionamento do fígado e vesícula ou no trato gastrointestinal não devem usar o eucalipto. Então, antes de seguir qualquer dicas, consulte sempre o seu médico.

E você? Já utilizou algum produto que contenha eucalipto?

Fontes: Green Matters | Atida | Veja Saúde | Remade

Categorias