(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Quais os benefícios do tanino para a nossa saúde?

O chá, uma bebida simples e preparada há séculos, é o melhor hábito que você pode incluir na sua rotina, se você deseja ter uma vida mais saudável. E a boa notícia é que essa regra se aplica a qualquer tipo de chá.

Na verdade, essa bebida possui propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias e antivirais, além de seus próprios benefícios individuais, dependendo do que há no chá.

Além de todas essas qualidades, o chá também contém compostos chamados taninos. Você pode estar se perguntando: “mas o tanino não é algo específico dos vinhos?” Sim, eles também estão lá, mas o seu chazinho também possui uma boa dose desses “polifenóis”.

O que são taninos?

Os taninos são compostos vegetais classificados como polifenóis. Eles têm um sabor amargo e adstringente, e há uma razão para isso.

Como os taninos são desagradáveis, em teoria, eles são produzidos como um mecanismo de defesa para tornar a planta menos palatável para manter o animal (ou o humano) longe. Mas quando se trata dos taninos no chá, muitas pessoas realmente apreciam esse sabor característico. É provavelmente por isso que o chá é uma das bebidas mais comuns do mundo, perdendo apenas para a água.

Por isso, o chá é uma das mais ricas fontes de taninos. Um relatório publicado no Research Journal of Recent Sciences em 2012 aponta que a maioria dos compostos ativos do chá preto são taninos. Mas o chá preto não é o único tipo de chá que contém taninos. Todos os chás contêm taninos, em níveis variados.

O chá branco, que é feito de folhas jovens de chá e é o menos processado, tem os níveis mais baixos.

Além dos chás (e do vinho) o tanino também está presente no café, nas uvas, no suco de maçã, nas frutas vermelhas (como morangos, framboesas e amora silvestre), na romã, no grão de bico, no cacau, entre outros alimentos.

Como todos os fitoquímicos, os taninos presentes nos chás oferecem uma série de benefícios à saúde que vão desde o combate à inflamação até a redução do risco de doenças cardíacas. Confira alguns desses benefícios:

Poder antioxidante

Um dos benefícios mais conhecidos dos taninos é que eles agem como antioxidantes, eliminando e neutralizando os radicais livres e combatendo o estresse oxidativo. Sua atividade antioxidante é a razão de muitos dos benefícios dos taninos para a saúde, incluindo proteção contra doenças cardíacas, câncer e alergias, de acordo com um relatório de abril de 2015 do International Journal of Pharma Research & Review.

São anti-inflamatórios

Por causa de suas propriedades antioxidantes, os taninos também ajudam a combater a inflamação. Em uma revisão de 2018 publicada na Current Medicinal Chemistry, os pesquisadores escreveram que uma razão dos taninos serem anti-inflamatórios é que eles podem ajudar a equilibrar as bactérias em seu intestino, desligando processos inflamatórios que vêm de seu trato gastrointestinal.

Protegem contra doenças cardíacas

Os taninos protegem o coração de várias maneiras: eles mantêm o tecido cardíaco saudável, impedem a quebra da elastina (um dos principais componentes dos vasos sanguíneos) e previnem o acúmulo de cálcio nas paredes das artérias.

Equilibram os níveis de açúcar no sangue

Em estudos com animais, os taninos demonstraram ajudar na diminuição dos níveis de glicose no sangue e, ao mesmo tempo, aumentar os níveis de insulina. De acordo com uma revisão de 2018 publicada na Phytomedicine, os taninos – especificamente ácido gálico, ácido elágico, catequina, epicatequina e procianidinas – também podem retardar a progressão do diabetes e complicações relacionadas, como danos nos nervos, nos rins e também em problemas cardíacos e oculares.

Alguns cuidados

Apesar dos benefícios para a saúde, os taninos também atuam como antinutrientes, ou seja, isso significa que eles bloqueiam e interferem na absorção de certos nutrientes. Neste caso, um grande problema é o ferro.

É por isso que, se você tiver deficiência de ferro, seu médico pode ter aconselhado que você não beba chá ou só beba entre as refeições. Contudo, para resolver isso, é possível reduzir os efeitos negativos potenciais adicionando leite ao chá. Os taninos se ligam às proteínas do leite, em vez das proteínas do intestino, o que os impede de interferir na absorção do ferro. Comer alimentos ricos em vitamina C, como pimentões, batatas, melão e laranjas, antes ou depois de beber o chá, também ajuda a neutralizar os taninos.

Categorias