(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Por que é tão importante descartar esmaltes?

Pintar as unhas é uma prática quase que obrigatória de muitas mulheres apaixonadas por beleza, e o esmalte é um dos produtos mais procurados por elas. Esse item possui, atualmente, uma diversidade incrível de cores, intensidades e texturas.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o segundo país com maiores vendas de esmaltes, trazendo um lucro alto para o país.

No entanto, esse cosmético possui componentes químicos que degradam o meio ambiente, inclusive, cada frasco de esmalte é composto por 85% de solventes e 15% de resinas, plastificantes e corantes. Uma combinação, que pode ser inofensiva ao organismo humano se usados de modo superficial, mas excepcionalmente prejudicial a natureza quando descartado de maneira incorreta.

Para entender melhor sua composição:

Película aderente: É a base do esmalte formada de nitrocelulose, solúvel em solventes orgânicos. Quando há a evaporação dos solventes, a nitrocelulose forma uma película dura que permanece na unha.

Corantes: A cor e pigmento do esmalte são a eosina, eritrosina e a fluoresceína.

Resina plastificante: É um solvente orgânico plastificante, que dilui o composto e diminui a viscosidade do esmalte, dando aparência de brilho.

Os químicos contidos no esmalte são prejudiciais a natureza e precisam ser descartados de modo correto. Em sua composição há químicos que são biodegradáveis, mas que podem infiltrar o solo, contaminando a água, e quando incinerados, podem gerar gases tóxicos.

Mas, como descartar?

Por gerar gases tóxicos, é muito difícil a sua reciclagem, tornando necessário o descarte correto e consciente. Mas, em primeiro lugar, ao adquirir os esmaltes em perfumarias, é necessário verificar se há formaldeído (esse composto pode causar problemas em pessoas com pele sensível), caso tenha, prefira as marcas livres dessa fórmula.

Caso você não encontre nenhuma marca que atenda as expectativas necessárias, a melhor saída após o seu uso, é recuperar o vidro para a reciclagem e descartar o conteúdo restante de forma que ele vá para o aterro sanitário, sem prejudicar o meio ambiente.

Para a reciclagem do vidro, é necessário a limpeza da embalagem, removendo o esmalte restante com um jornal e algodão.

Como fazer?

Despeje o líquido no jornal (nunca em pia ou privada!), insira o removedor de esmalte dentro do vidro e agite. Repita o procedimento duas vezes e jogue toda a solução no jornal. Mas atenção, coloque o líquido todo no jornal e espere secar. Depois destine o papel a cooperativa mais próxima.

Uma segunda alternativa é entrar em contato com o fabricante (marca), caso o esmalte esteja vencido, normalmente eles recolhem as embalagens. Agora, se o item ainda estiver com prazo de validade e você estiver enjoado da cor, opte por doar para outras pessoas que tenham interesse.

Opção para salões de beleza

Agora, se você possui um salão de beleza ou é manicure e deseja descartar seus esmaltes de modo certo e não tem tempo ou não sabe. Faça parte do Programa Beleza Verde e pratique sustentabilidade!

O Programa é uma iniciativa que incentiva salões de beleza a descartarem seus resíduos de modo correto, sem prejudicar o meio ambiente. Além disso, o projeto tem o apoio da empresa Dinâmica Ambiental, que faz a coleta dos resíduos toda semana, disponibilizando um coletor apropriado para o estabelecimento.

Quer saber como funciona o Programa? Acesse: Beleza Verde

Categorias