Por que é necessário fazer o descarte correto de aerossóis?

As latas de aerossol e sprays estão presentes mundialmente e em nosso dia a dia. As embalagens armazenam desodorantes, perfumes, odorizadores de ambientes, alimentos, bombas de asmas, tintas, inseticidas e outros produtos. Só no Brasil, o consumo chega a ser de 415 milhões de aerossóis, ressaltando, que apenas 1% do total faz o descarte correto.

As embalagens de aerossóis e até mesmo outros produtos, como pilhas, lâmpadas, tintas e restos de produtos de limpeza, possuem elementos químicos perigosos, como o zinco, chumbo, manganês, cádmio, níquel e mercúrio, que podem trazer riscos para a saúde e ao meio ambiente.

O aerossol, inclusive, possui alta capacidade inflamável e reativa, além de ser um produto de difícil controle. Se muito aquecido em temperaturas altas acima de 50°C, a embalagem pode explodir e disparar estilhaços e gases no ambiente.

Além disso, os gases tóxicos que contém nos aerossóis podem ser muito prejudiciais para o solo e para o ar. Por isso, o descarte correto é de extrema importância, pois garante segurança para o meio ambiente e para quem trabalha recolhendo o descarte.

A população e as grandes empresas que consomem devem se preocupar com a logística reversa, uma das determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga grandes e pequenas empresas a fazerem o descarte correto, resultando em multa para quem não aplicar a regra corretamente.

A reciclagem é um método que evita a destruição da natureza, combatendo o problema que atinge a saúde dos seres humanos, além de ser uma iniciativa consciente e sustentável, que salva não só o meio ambiente, mas o mundo.

Combatendo os riscos de explosão

Mesmo sendo consumido pela população, o uso de aerossol pode ter uma grande desvantagem por ser extremamente inflamável, ocasionando riscos de explosões.

Para que isso não chegue a acontecer, vale a pena levar em consideração as seguintes precauções:

  • Mantenha sempre as latas distantes de fontes de calor, inclusive do sol, e não as esqueça no interior do seu carro;

  • Não fure a lata, pois a pressão interna é grande mesmo com a lata vazia, podendo explodir ferindo muitas pessoas. Além disso, a lata pode conter produtos como inseticidas em pequenas quantidades e causar intoxicações;

  • O conteúdo normalmente é inflamável, deste modo, não use em lugares que tenha presença de fogo;

  • Algo importante, deixe as latas fora do alcance das crianças.

Como fazer o descarte correto?

Pensando em todos os riscos que as latas podem causar, é necessário que as embalagens de aerossóis tenham um tratamento especial, sendo diferenciadas do material reciclável comum.

O primeiro passo, antes de tudo, é utilizar o conteúdo até o fim, não deixando resíduo algum dentro da embalagem. Ao chegar ao fim, separe as partes plásticas da lata, e encaminhe elas para os postos de reciclagem especializados.

Existem, inclusive, cooperativas especializadas na reciclagem desse tipo de produto. Como a empresa Dinâmica Ambiental, que cuida da coleta desses produtos e de muitos outros recicláveis.

Finalmente, é de extrema importância o descarte correto e o incentivo, desta forma você descarta consciente e respeita o meio ambiente!

Categorias