(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Por que é importante ser um salão sustentável?

Há algum tempo os salões pararam de pensar em oferecer só o serviço que os clientes querem como escova, corte, hidratação etc, para pensar no futuro. A sustentabilidade é um conceito de serviço que está crescendo entre as empresas cada dia mais. Com os salões de beleza não é diferente. Os clientes estão cada vez mais preocupados com o impacto das suas ações – e das ações do que eles consomem, causam no meio ambiente.

O salão de beleza sustentável é um novo modelo de empresa, em que produtos e serviços devem incorporar, de forma integrada, os aspectos sociais, econômicos e ambientais, e suas estratégias devem ir para além da tecnologia, abrangendo todo o ciclo de vida do produto – da origem do produto de beleza ao descarte correto. Há uma parcela cada vez maior de clientes que enxergam um grande diferencial nas empresas consideradas sustentáveis.

Os três pilares

Os benefícios de ser um salão verde são uma tríade, formada por:

Benefícios Econômicos: redução de custos com a minimização do consumo de água, energia e produtos de beleza e insumos, podem aumentar o lucro e a competitividade. Soma-se a isso o ganho que a empresa terá com a satisfação dos consumidores, que cada vez mais procuram produtos e serviços ecológicos.

Benefícios Ambientais: menor a pressão sobre os recursos naturais devido à redução do consumo de água, energia, produtos de beleza e insumos que são retirados do meio ambiente; e a consequente redução de impacto ambiental devido à redução na geração de resíduos, efluentes e emissões.

Benefícios Sociais: melhoria na saúde e na qualidade de vida dos funcionários, clientes e fornecedores, devido à redução dos efeitos negativos produzidos nas comunidades, seja onde são extraídas as matérias-primas, no transporte, ou durante os serviços oferecidos.

Além de colher vantagens paralelamente, como:

– Valorização do salão de beleza na sociedade e no mercado;
– Fidelidade ao serviço fornecido pelo profissional da beleza;
– Produtividade, devido à otimização dos processos e pelo maior empenho e motivação dos funcionários;
– Retorno publicitário com a divulgação de mídia espontânea;
– Novos clientes que tendem a frequentar salões de beleza socialmente responsáveis e ecologicamente corretos;
– Maior acesso às linhas de crédito, visto que bancos solicitam aspectos ambientais comprovados nos planos de negócio.

Garantir um crescimento de sucesso ao longo dos anos é ideal para qualquer dono de negócio. E agregar valor a um serviço, de um segmento tão competitivo como salões de beleza, pode ser o seu diferencial! Ser sustentável não basta apenas investir em produtos naturais, orgânicos, veganos e cruelty-free, mas pensar em todo o processo que envolve o seu salão.

Pensando em produtos de qualidade e em marcas que têm o mesmo pensamento sustentável do seu salão, podemos citar a Keune. Uma marca já conhecida e bem usada no ramo da beleza, a empresa não testa em animais, além de ser considerada hipoalergênica. A marca é parceira – e pioneira do setor, do Programa Beleza Verde, criado pela empresa Dinâmica Ambiental, que estimula os estabelecimentos, inclusive o próprio consumidor, para que suas atividades sejam ambientalmente equilibradas, economicamente viáveis, socialmente justas e politicamente legítimas, garantindo um crescimento sustentável. O salão participante ainda recebe o selo Beleza Verde, que agrega um valor importante ao perfil de compras dos clientes, já que reconhecimentos com esses são um importante fator de confiança. Para mantê-lo, é preciso continuar com o cumprimento das metas e expandir outras ações de preservação ambiental. É a valorização do seu estabelecimento no mercado.

E você, tem interesse em deixar o seu salão mais verde? Entre em contato com a gente para saber mais!

Fonte: SEBRAE

Categorias