Pesquisadores desenvolvem tecido biodegradável feito de chá

Um grupo de cientistas da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, tem desenvolvido uma série de estudos com um subproduto de colônias de bactérias e leveduras, identificadas na Kombucha (bebida rica em proteínas, feita da fermentação do chá). Através das pesquisas, a equipe identificou a formação de uma matéria similar ao couro extraído de animais, originando o estudo e desenvolvimento de um novo material.

De acordo com Young-A Lee, líder da equipe, o material é composto por fibras de celulose, encontradas em consistência gelatinosa, que, separada e seca, dá origem a um novo modelo de “tecido biodegradável”. Os cientistas afirmam ainda que a descoberta conta com um ciclo de vida ainda mais sustentável do que outros modelos de tecido natural.

A ideia dos pesquisadores é de que em pouco tempo a produção do material possa ser intensificada. Até o momento, são necessárias de três a quatro semanas para desenvolvê-la, sob controle do laboratório. Além disso, a nova alternativa apresenta também um grande potencial para estimular o conceito de moda sustentável nas pessoas.

“As empresas de moda produzem novos materiais e roupas, de estação em estação, de ano após ano, para corresponder às necessidades e desejos dos consumidores. Pense para onde esses artigos, eventualmente, irão. Eles ocuparão espaços subterrâneos enormes, como qualquer outro lixo”, enfatiza Lee, ao comentar o valor que o novo material pode ter para o futuro do planeta.

A expectativa é de que a equipe encontre agora um jeito de acelerar o processo de produção. Vale destacar que protótipos de roupas, bolsas e até sapatos já foram criados pelos pesquisadores, com o objetivo de promover o novo material entre os consumidores e atrair atenção de investidores em potencial.

Categorias