Perfumes com pegada sustentável

Felizmente, a indústria de fragrâncias também está mais empenhada em soluções para tornar a produção e o consumo de perfumes mais amigáveis ao planeta, embora o caminho nesse sentido esteja apenas no início e muita coisa ainda precise ser mudada. Se está à procura de novas fragrâncias preferidas para chamar de sua e, ao mesmo tempo, não abre mão de uma consciência sustentável inclusive na hora de ficar mais cheirosa, você está no artigo certo, porque hoje a gente traz algumas opções de entorpecer qualquer olfato – e todas elas com alguma pegada ecológica importante!

My Way Intense, Giorgio Armani

Esse perfume concentra ingredientes de origem consciente, promovendo a proteção da biodiversidade e a preservação de florestas. Leva flor de laranjeira do Egito, tuberosa da Índia e uma baunilha sensual de Madagascar com sândalo da Nova Caledônia. Também está disponível para compra em formato refil.

Everyone, Calvin Klein

Perfume unissex é vegano, feito de álcool de origem natural e infundido com 77% de ingredientes derivados de origens naturais, extraídos por meio de cadeia de valor rastreável com retribuição às comunidades locais. A garrafa de vidro transparente contém 10% de materiais reciclados pós-consumo e ainda é reciclável, enquanto a caixa dobrável contém 30% de materiais reciclados pós-consumo.

L’Eau Rouge, Chanel

Toda a linha conta com fórmulas que carregam até 97% de ingredientes de origem natural e 76% de ingredientes derivados da camélia. As embalagens também são desenvolvidas com redução de emissão de carbono. Enriquecida com o extrato da camélia vermelha, um ingrediente ativo que intensifica a vitalidade celular, e a água de camélia, L’Eau Rouge perfuma, refresca e energiza, deixando a pele com um aspecto radiante e uma sensação hidratada.

Naturelle, Chloé

Este perfume é vegano e formulado com uma fragrância de origem 100% natural, incluindo ingredientes de origem ética. O design ecológico do frasco de vidro plissado inclui 25% de materiais reciclados e apresenta-se numa embalagem sustentável de cartão produzida com 40% de materiais reciclados.

Nerolia Vetiver, Guerlain

O frasco é reciclável e reutilizável, feito com pelo menos 15% de vidro reciclado e refil de 200ml que prolonga o ciclo de vida do frasco.

Polo Cologne Intense, Ralph

A fragrância possui o selo For Life, que garante condições de trabalho adequadas na colheita do vetiver e apresenta uma mistura de toranja fresca e sálvia com os tons suaves do patchouli intenso.

Linha Lancôme

No geral, toda a linha Lancôme usa 99% de rosas orgânicas. A embalagem possui o selo FSC, que representa o Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council). As fragrâncias possuem ainda fórmulas verdes, biotecnologia e frascos com vidros recicláveis.

Linha Azzaro

Em toda a linha de perfumes da grife francesa, o álcool é extraído da beterraba, tornando sua composição mais sustentável.

Não é de hoje que o mercado de beleza se atenta aos princípios da sustentabilidade para rever processos e reformatar produtos. Nos últimos anos, das etapas do processo, do vidro que comporta o perfume, passando pela tendência cada vez mais permanente dos refis até a origem dos ingredientes, tudo na perfumaria vem sendo revisto e ganhando novos olhares. Esperamos que esse movimento se acenda em níveis acelerados porque o futuro da perfumaria também é verde.

Fontes: A Naturalissima | Um Só Planeta

Categorias