Para aumentar a imunidade, vamos de sopa!

Sempre é hora de fortalecer o sistema imunológico, principalmente nas épocas propícias para gripes e resfriados, como agora. E mais ainda se a gente levar em conta que a pandemia continua firme.

Quando se fala em alimentação saudável, a gente já pensa logo nos carboidratos e nas proteínas que fornecem energia para o corpo. Mas além dos macronutrientes, existem os micronutrientes: vitaminas, minerais, oligoelementos e ácidos graxos essenciais. É através deles que o corpo executa todas as reações químicas que nos mantêm vivos. O zinco, por exemplo, regula os glóbulos brancos e a maneira como o cérebro responde à sua própria química; os ácidos graxos essenciais são os blocos de construção dos hormônios e de todo um grupo de moléculas que regulam a dor e a inflamação. As vitaminas B transformam os alimentos em energia, e o magnésio é essencial para mais de mil reações químicas no corpo. Portanto, está claro que ingerir vitaminas e minerais suficientes terá um grande impacto em nossa saúde diária. Abaixo, separamos alguns alimentos que têm tudo isso!

Alimentos queridinhos de um sistema imunológico forte

Goji berries, cogumelos shitake e batata-doce

Facilmente encontrados na maioria das lojas de produtos naturais (ufa, ainda bem!), as goji berries contêm um tipo muito especial de molécula de açúcar chamada polissacarídeos, que aumentam a produção de células brancas do sangue – o exército do sistema imunológico, principalmente durante resfriados e gripes.

Os cogumelos shiitake têm um tipo diferente de polissacarídeos, mas muito eficaz mesmo em poucas quantidades.

A batata-doce contém um tipo único de proteína de armazenamento usada pela planta como fonte de alimento durante vários estágios de seu ciclo de crescimento. Pesquisas realizadas na China mostraram que essa proteína pode estimular a produção de glóbulos brancos, ajudando na imunidade.

Cebolas para dar tchau às alergias

As cebolas são muito ricas em um composto chamado quercetina, que tem uma atividade anti-histamínica leve, mas eficaz. As alergias envolvem uma liberação localizada de histamina pelos glóbulos brancos, o que causa inflamação e irritação. Além disso, é rica também em inulina, um potente prebiótico. Isso aumentará o número de bactérias boas, que regulam praticamente todos os aspectos da saúde digestiva.

Azeite e alho para um coração batendo saudável

O azeite de oliva é muito rico em um ácido graxo ômega-9 chamado ácido oleico, bom para reduzir os níveis de colesterol total (LDL) e melhorar a proporção entre o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL). Ele também contém antioxidantes exclusivos, os polifenóis, que ajudam a reduzir a agregação plaquetária.

O alho contém ajoene, um poderoso composto que interage com algo chamado fator de agregação plaquetária, que regula a taxa e a extensão da coagulação do sangue. Alguns médicos e dentistas até aconselham os pacientes a não comer alho alguns dias antes da cirurgia, caso isso aumente o sangramento. No dia a dia, entretanto, pode oferecer proteção contra a coagulação e é útil contra derrames e ataques cardíacos.

Náusea? Gengibre pra dentro!

O gengibre tem uma reputação de longa data como um remédio útil para o tratamento de náuseas leves, desde enjoos matinais a enjoos de movimento. Não está claro como ele faz isso, mas muitas pessoas acreditam que funciona estimulando a produção de sucos digestivos.

Agora junta tudo!

Esta sopa é uma potência quando se trata de lidar com resfriados e gripes. Prepare a panela e vamos lá!

Ingredientes:

  • 1 cebola roxa picada
  • 4 dentes de alho picados
  • Gengibre fresco
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 batatas-doces médias, cortadas em cubos, com casca
  • 4 cogumelos shiitake, fatiados
  • 2 punhados de goji berries
  • caldo de vegetais
  • sal e pimenta preta

Instruções:

Coloque a cebola, a pimenta-malagueta, o alho e o gengibre em uma panela grande com o azeite. Cozinhe em fogo médio-alto por 5 minutos, até que a cebola amoleça.

Adicione as batatas-doces e os cogumelos junto com as goji. Mexa bem e adicione caldo de legumes suficiente para cobrir todos os ingredientes. Cozinhe bem por 10 a 15 minutos, até que a batata esteja macia. Tempere com sal e pimenta.

Com cuidado, adicione a mistura ao liquidificador em partes e bata com água até chegar na consistência que desejar.

Rende 4 porções.

Fonte: Mother Earth News

Categorias