Os melhores usos para o óleo essencial de lavanda

Extraído a partir das flores, o óleo essencial de lavanda, além de produzir um aroma muito agradável, conta com propriedades que ajudam a melhorar a saúde, favorecem o bem-estar do corpo e da mente e melhoram a qualidade de vida.

O óleo essencial da lavanda já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e também como remédio, uma vez que o seu uso é indicado para contusões, para limpar cortes e acalmar irritações na pele. 

Efeito calmante

A lavanda é a essência mais versátil para fins terapêuticos. E a sua propriedade mais conhecida é a calmante. Por isso, quando precisar de algo para relaxar instantaneamente, faça o seguinte: esfregue 2 gotas de óleo de lavanda nas palmas das mãos e coloque-as em concha, fechando o nariz e a boca. Inale o aroma, até perceber que o perfume chegou na garganta. Repita algumas vezes até sentir-se mais calmo.

Outra dica para um efeito relaxante imediato, é esfregar uma gota de lavanda nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Se você sofre de insônia, repita esse procedimento que certamente o aroma desta flor lhe ajudará a pegar no sono mais rapidamente.

Queimaduras e feridas

Além de ajudar a acalmar, a lavanda também auxilia nos casos de queimadura leve. Para isso, basta colocar duas ou três gotas do óleo essencial de lavanda na área afetada e ela evitará que a região fique vermelha ou inchada. O mesmo vale para queimaduras solares ou lábios rachados. Isso é possível porque a lavanda é um excelente citofilático, ou seja, uma substância que promove a regeneração das células da pele.

Benefícios com sabor

Apesar de incomum em nossa culinária, a lavanda também pode ser incluída em receitas doces, salgadas ou em bebidas.  Acompanhe, a seguir, uma receita de biscoitos de limão com lavanda, bem fácil de fazer e deliciosa!

Ingredientes

  • 120 g de manteiga (em temperatura ambiente)
  • 1 ovo
  • 75 g de açúcar refinado
  • 100 g de açúcar mascavo
  • Raspas de 2 limões (de preferência orgânicos)
  • 10 raminhos de lavanda em flor ou 20 gramas de flor.
  • 225 g de farinha
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo: misture bem a manteiga com os açúcares. Adicione o ovo, a baunilha e o sal. Vá misturando e adicione a farinha e o fermento. Adicione as raspas de limão. Retire as flores da lavanda e adicione à massa. Misture tudo muito bem. Pegue um pouco da massa com a mão e vá modelando os biscoitos. Coloque numa forma forrada com papel manteiga.

Enquanto modela os biscoitos, coloque o forno para aquecer, numa temperatura de 180ºC. Leve-os ao forno e retire quando estiverem bem douradinhos, ou seja, cerca de 10 a 15 minutos.

Dica: é possível encontrar as flores de lavanda em casas que vendem produtos naturais ou à granel. Caso não encontre, use de duas a três gotinhas do óleo essencial na massa.

Categorias