Óleos vegetais para o rosto

Soluções 100% naturais para incluir no seu skincare.

Extraídos de sementes, frutos, caules e folhas, os óleos vegetais têm boa absorção, podem ser usados diretamente na pele ou como parte de fórmulas cosméticas específicas. Há quem diga que obstruem os poros e causam acne, mas a verdade é que eles podem sim ser ótimos aliados no seu skincare, nutrindo e proporcionando mais resistência à pele, já que são cheios de vitaminas e antioxidantes.

Mas cada tipo tem suas características próprias, seja em textura – o que impacta na escolha pelo tipo de pele – e até em benefícios específicos. Um óleo vegetal não vai entupir os poros da pele oleosa, mas o ideal neste caso, por exemplo, seria optar por um de absorção mais leve.

Escolhendo o melhor para o seu tipo de pele

Primeiramente, nunca compre óleos vegetais para tratamento facial cuja composição contenha parafina, óleo mineral, perfumes ou conservantes. Outra coisa importante é conhecer a empresa por detrás da produção e/ou envasamento e a loja onde o óleo está sendo comercializado. Isso porque, infelizmente, tem muita gente que adultera um óleo vegetal nobre com óleos vegetais mais baratos (por exemplo: óleo de argan misturado com óleo de soja).

Outro ponto importante é comprar óleos prensados a frio, ou seja, que não tenham passado por um processo de refino. Isso garante que o óleo seja extraído sem perder suas propriedades – lembrando que todos os óleos, por natureza, possuem uma cor e odor característicos. Se um dito 100% vegetal for transparente ou não possuir nenhum odor, desconfie.

Conheça os mais famosos

Abacate, pode ser utilizado em todos os tipos de pele. Por ser rico em vitaminas A, B1, B2 e D e sais minerais, confere maciez e flexibilidade.

Argan, atua na preservação da elasticidade da pele por ter grande concentração de ácido oleico e linoleico, importantíssimos na regeneração celular, em ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados.

Buriti, considerado uma fonte natural de antioxidantes como betacaroteno e tocoferóis. Devido às suas propriedades cicatrizantes, pode ser aplicado em peles com acnes.

Coco, indicado para todos os tipos de pele, é rico em ácido láurico, substância com propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, emolientes e umectantes. Por isso, previne o envelhecimento precoce, confere e preserva a elasticidade natural.

Jojoba, que regula naturalmente a oleosidade da pele, possui ação de desobstrução e limpeza dos poros e das glândulas sebáceas, sendo ótimo para peles com acne. É rico em vitamina E, proteínas e sais minerais, suaviza e hidrata peles secas e maduras. Indicado para todos os tipos de pele.

Incluindo na rotina

Muito simples: basta aplicar de duas a quatro gotinhas em movimentos circulares ascendentes no rosto limpo. Dê preferência para aplicações noturnas, uma vez que não haverá excesso de suor e oleosidade natural, fazendo com que o óleo seja melhor absorvido.

Outra maneira interessante para utilizar os óleos vegetais é para a limpeza da pele, como demaquilante. Basta aplicar o óleo no rosto e retirar na sequência com um pano seco ou úmido com água.

O óleo é um ótimo aliado no combate a estrias porque eles formam uma espécie de barreira protetora, impedindo a perda de água. A pele fica então mais nutrida, e com mais elasticidade, é menor a probabilidade de haver o rompimento das fibras que geram as temidas marcas. Algumas opções mais eficazes são o óleo de amêndoas e de semente de uva.

O mundo dos cosméticos naturais é incrível mesmo e sempre representa uma possibilidade eficaz e alternativa às versões nada ecológicas que estamos acostumados. E você?Já incorporou os óleos vegetais na sua rotina de beleza?

Fontes: Glamour | Jaci Natural | Essentia Pharma | Jornal DCI | Naturalissima

Categorias