Óleos essenciais podem mesmo curar a dor de cabeça? Vamos ver o que diz a ciência sobre isso

É cada vez mais comum ouvirmos falar sobre os benefícios dos óleos essenciais para a saúde. E muitas pessoas vêm buscando nos óleos essenciais a solução para problemas como cólicas, ansiedade e dores de cabeça. Mas, o que a ciência tem a dizer sobre isso? Será que esta terapia realmente funciona?

Os óleos essenciais são substâncias altamente concentradas, extraídos por diferentes métodos a partir de flores, frutos, sementes, folhas, raízes e outras partes das plantas. De acordo com especialistas, os componentes químicos dos óleos essenciais abrangem diversas propriedades terapêuticas e, por isso, são usados para o equilíbrio da saúde física, mental, emocional e energética.

Ultimamente muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça têm procurado tratamentos com os óleos essenciais. Esta busca tem sentido, pois existem estudos que mostram que as pessoas que adotam a aromaterapia para combater as enxaquecas e dores de cabeça em geral, apresentam sintomas menos graves do que aquelas que não o fazem.

Um estudo publicado em 2012 na revista científica European Neurology, mostrou que o uso do óleo essencial de lavanda pode ser uma modalidade de tratamento eficaz e segura para a melhoria de enxaquecas agudas.

Em entrevista ao site Mind Body Green, a cientista pesquisadora do Monell Chemical Senses Center, Pamela Dalton, afirma que as dores de cabeça são geralmente causadas pelo estresse – portanto, os óleos essenciais podem ajudar a conter a dor simplesmente porque eles ajudam a relaxar. “Qualquer coisa que faça uma pessoa relaxar quando está com dor de cabeça, como fazer uma massagem ou inalar um óleo essencial, pode ser uma terapia eficaz”, explica Pamela.

Como usar os óleos para aliviar a dor de cabeça?

O primeiro passo é escolher os óleos mais indicados para a dor de cabeça. Neste caso, os principais são: hortelã pimenta, lavanda, alecrim e camomila.

Após a escolha do óleo essencial, o próximo passo é usá-lo corretamente de uma das três formas que explicaremos a seguir:

1. Com o auxílio de um difusor

Esta é a maneira mais comum de introduzir o uso do óleo essencial no dia a dia. Use o óleo diluído em água em um difusor elétrico, de uma a três horas por dia, de acordo com a necessidade.

2. Em contato com a pele

Neste caso, nunca utilize o óleo essencial puro sobre a pele. É importante, primeiramente, diluir o óleo escolhido em uma loção ou creme sem perfume, ou ainda em algum outro óleo que você tenha em casa, como azeite, óleo de coco ou óleo de amêndoa. Misture seis gotas do óleo essencial de sua preferência para cada colher de sopa de óleo ou creme. Se escolher usar o óleo na pele, tome cuidado com os de limão e laranja, que podem reagir com a luz e manchar a pele.

3. Cheire-os!

Essa é a maneira mais simples de todas: basta abrir o vidrinho de óleo essencial e respirar fundo, contando até cinco, para que o perfume cumpra com a sua função de relaxar o seu corpo e a sua mente.

Categorias