(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Óleo de melaleuca: o que é e para que serve?

Conhecida como árvore do chá, a melaleuca alternifolia possui componentes poderosos para a área da beleza e cuida das pele, unhas,couro cabeludo e fios de cabelo.

Originária da Austrália, trata-se de uma árvore de casca fina e folhas alongadas esverdeadas. Na área cosmética, os benefícios vêm em forma de óleo, que possui características fungicidas e anti-inflamatórias. É uma mistura complexa de mais de 100 componentes, basicamente hidrocarbonetos chamados terpenos e álcoois destilados. Para extração do óleo, diversas partes da planta são submetidas ao vapor d’água e, ao entrar em contato com o vegetal, penetra na biomassa levando consigo o óleo contido no interior dos vegetais, além de outros componentes voláteis aromáticos e bioativos, tais como os hidrolatos.

Além de ser usado puro, a essência de melaleuca pode ser misturada a outros óleos vegetais, ao creme corporal, à base para unhas, à argila e à máscara capilar, por exemplo. Em caso de misturá-lo, é indicado usar uma gota do óleo de melaleuca para cada cem mililitros de outro produto.

Veja as indicações para o uso do óleo de melaleuca:

Problemas nas unhas

Para tratar micoses nas unhas, dilua a melaleuca em óleo de rosa mosqueta ou de copaíba e aplicar uma gota três vezes ao dia. Para combater fungos na região, aplique o ativo natural puro.

Combate espinhas

Contra acne, o óleo de melaleuca pode ser aplicado puro diretamente na espinha ou em uma vaporização para o rosto. Para aliviar dores e inchaços, é utilizado na massagem corporal ou em compressa.

Cabelos saudáveis

Para as madeixas, equilibra a oleosidade, ajuda a tratar caspa, seborreia e psoríase. Coloque três gotas do óleo no xampu na hora do banho.

Sistema imunológico fortalecido

Um difusor com o aroma de melaleuca fortalece o sistema imunológico. Já se o óleo for misturado com lavanda contribui para um ambiente mais calmo. Combinado com óleo de eucalipto, é benéfico para cuidar das vias respiratórias.

Banhos de assento

O óleo de melaleuca ajuda no tratamento de alguns casos de candidíase — infecção por fungos na região íntima da mulher.

Categorias