O uso da biomassa de banana verde para a beleza e saúde

Conheça os benefícios da biomassa de banana verde, um alimento excelente para a saúde e que também traz benefícios para a beleza.

Fernanda Correia

O Brasil é o maior consumidor mundial de banana e o terceiro maior produtor do planeta, ficando atrás apenas da Índia e Equador. Com tanta popularidade, a banana é um dos alimentos mais consumidos do país, mas ainda há muito desperdício desse alimento após a sua colheita. Por conta disso, pesquisadores começaram a investigar o consumo da banana ainda verde e chegaram a um alimento superpoderoso: a biomassa de banana verde.

A banana verde possui alta concentração de vitaminas, sais minerais, amido resistente, além de baixas concentrações de açúcares. De acordo com a nutricionista clinica funcional, docente da VP Consultoria Nutricional e mestre em Ciências pela FM-USP, Natalia Colombo, o amido resistente, encontrado em abundância na biomassa de banana verde, pode atuar de muitas maneiras benéficas no nosso organismo. “Por ser um alimento que promove saciedade, contribui para que a pessoa coma menos, além disso, a biomassa tem outros benefícios: pode agir no intestino como prebiótico, estimulando as bactérias do bem e equilibrando a microbiota intestinal. Pode atuar como fibra, regulando o funcionamento intestinal, promovendo melhora da constipação e quadros de diarreia. Ajuda no controle do colesterol e regula a glicemia, prevenindo e ajudando nos casos de diabetes”, exemplifica. 

E os benefícios para a beleza?

A biomassa de banana verde não é um alimento para ser aplicado na pele ou nos cabelos, pois não existe nenhum estudo que mostre os benefícios, quando utilizada desta forma. Contudo, a ingestão diária deste alimento pode trazer excelentes resultados para a beleza.

De acordo com Natalia, por desempenhar um efeito positivo no equilíbrio da microbiota intestinal, a biomassa é capaz de melhorar a absorção de nutrientes específicos para a pele, cabelos e unhas. “Com o equilíbrio da microbiota intestinal a pele fica mais bonita. Além disso, a biomassa ajuda no controle da insulina, um hormônio relacionado ao envelhecimento precoce, controle do peso, celulite, acne etc”.

Como preparar a biomassa de banana verde?

A biomassa de banana verde nada mais é do que a polpa de banana verde cozida e processada. Como não apresenta sabor ou aroma característico, ela e pode ser acrescentada em outras preparações a fim de aumentar o aporte nutricional. Há muitos sites onde é possível encontrar receitas de bolos, patês, maionese, sopas, massas e biscoitos utilizando a biomassa como ingrediente. Hoje, nós vamos ensinar como preparar a biomassa de banana verde:

O único ingrediente necessário é um cacho de bananas ainda verdes (quanto mais verde, melhor).

  1. Retire as bananas do cacho, preservando os talos, e lave muito bem uma a uma.
  2. Coloque as bananas em uma panela de pressão com água até a metade e deixe ferver. Se quiser, coloque umas gotinhas de óleo na água para evitar que a panela fique grudenta.
  3. Tampe e deixe em fogo alto até começar a chiar. Quando isso acontecer, abaixe o fogo e deixe na pressão por 15 minutos.
  4. Desligue e espere a pressão sair normalmente.
  5. Com a ajuda de um pegador, retire as bananas uma a uma, abra a casca e raspe toda a polpa.
  6. Coloque as polpas em um liquidificador ou processador (ainda quente) e bata com um pouquinho de água (só para ajudar a misturar).
  7. Guarde em porções pequenas. Uma dica é congelar em formas de gelo, que fica bem prático para sucos, ou em medidas de uma xícara, para alimentos em maior porção, como sopas ou feijão.
  8. A biomassa pode ficar congelada de três a quatro meses. Na geladeira, a sua duração é de quatro a cinco dias.

Qual a quantidade recomendada de banana verde?

A orientação da nutricionista Natalia Colombo é utilizar uma média de 2 colheres (sopa) ao dia, não havendo grandes problemas passar disso eventualmente. “No entanto, o ideal e começar com 1 colher de sopa”, indica. É válido ressaltar que não existe contraindicação no consumo, “quando utilizada de forma equilibrada e dentro de uma alimentação saudável”, explica a nutricionista.

Qual a melhor banana para o preparo da biomassa?

Não existe um tipo de banana indicado. O mais comum é a banana nanica, que é a mais fácil de ser encontrada. A única recomendação é evitar bananas compradas no supermercado porque, geralmente, estas frutas já passaram por uma estufa, onde iniciou o processo de amadurecimento. O ideal é encontrar algum produtor local que tenha este alimento cultivado de forma orgânica. Por isso, a feira é o local mais fácil de encontrar.

Categorias