O que comer no café da manhã para manter-se saciado até o almoço?

O café da manhã é a refeição mais importante do dia e por boas razões. Ao interromper o período de jejum noturno, ele reabastece seu suprimento de glicose para aumentar seus níveis de energia, ao mesmo tempo que fornece outros nutrientes necessários para uma boa saúde.

Existe um ditado que diz que devemos ter um café da manhã de rainha, o almoço de uma princesa e o jantar de um mendigo. Essa máxima faz sentido, afinal, após um longo período de jejum é preciso que a primeira refeição do dia seja rica em nutrientes, vitaminas e minerais.

Por mais que as suas manhãs sejam corridas, tente reservar um tempo para fazer uma refeição de qualidade. Ao incluir alimentos ricos em fibras, gorduras saudáveis e proteínas, por exemplo, você consegue manter-se bem, e saciado, até a hora do almoço.

O que isso traz de benefícios?

Na verdade, um café da manhã composto de proteínas, gorduras saudáveis ​​e carboidratos complexos (ricos em micronutrientes) pode ajudar tanto no funcionamento do cérebro quanto na perda de peso, diz essa pesquisa.

Ao tomar um delicioso café da manhã balanceado, você também equilibra os níveis de açúcar no sangue, tanto para o controle como para a prevenção do diabetes.

Gorduras saudáveis

As gorduras boas são fundamentais para a nossa saúde. Nossos corpos precisam dessas gorduras para o bom funcionamento do cérebro, para termos mais energia e para a beleza dos cabelos, pele e unhas.

São fontes de gorduras boas: abacate, semente de linhaça e chia, amêndoas, castanhas, amendoim, ovos caipiras e peixes como salmão e sardinha. Todos esses alimentos contribuem para uma ingestão equilibrada de ômega-3 – algo em que a dieta padrão costuma ser deficiente!

Invista nos carboidratos complexos

As dietas populares nos deixam com medo dos carboidratos, mas na verdade eles não são tão perigosos assim.

Os carboidratos complexos contêm mais nutrientes do que os carboidratos simples. Eles são mais ricos em fibras e são digeridos mais lentamente, por isso, eles são uma boa opção para o controle do peso.

Incluir carboidratos no café da manhã ajuda o corpo a obter a energia de que precisa para o início do dia. Os vegetais, por exemplo, são uma fonte incrível de carboidratos – fornecendo ao seu corpo a glicose necessária para realizar as tarefas diárias, junto com uma abundância de vitaminas e minerais, além das fibras essenciais. Algumas opções para incluir no café da manhã são batata doce, aveia, banana e espinafre.

Por fim, as proteínas

As proteínas nos oferecem algo diferente dos outros macronutrientes: elas se decompõem em aminoácidos, que se tornam os blocos de construção de nossos corpos. Algumas pessoas possuem deficiência de proteínas, por isso, o café da manhã é uma grande oportunidade de incorporá-la à dieta da melhor maneira possível.

E como as proteínas demoram mais para se decompor do que os carboidratos, elas ajudam na saciedade. Algumas das melhores fontes para o café da manhã são ovos caipiras, manteiga de amendoim, iogurte, tofu mexido ou uma boa proteína em pó vegetal.

Categorias