(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

O que a água de arroz pode fazer pela sua pele?

Maravilhas. É isso que você vai perceber quando passar na pele o líquido residual da fervura de um punhado de arroz branco em duas xícaras de água quente.

A água de arroz possui uma infinidade de componentes de proteínas, triglicerídeos e lipídios. Pode ser usada como tonificante, máscara ou enxágue facial. Tem também antioxidantes potentes que neutralizam os radicais livres (que possui são a melhor aposta na proteção contra o envelhecimento prematuro) e é um dos adstringentes mais naturais que existem, graças ao alto teor de amido.

Embora não seja substituta do protetor solar, a água de arroz protege dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta e pode ser usada para amenizar queimaduras solares. Rica em vitamina A, vitamina C, vitamina E, flavonóides e compostos fenólicos, ácido ferúlico e alantoína, melhora a textura, ajuda a fechar os poros abertos e ressalta a elasticidade, especialmente no caso da pele seca e desidratada.

Mas, atenção: essa água deve ser renovada a cada dois dias. Ou seja, se sobrar, jogue na plantinha que só vai fazer bem pra ela e ferva outra receita, uma nova, para você.

Tecnologia a favor da beleza natural

Os gigantes da cosmética (principalmente japonesa e sul-coreana) têm usado água de arroz em seus produtos como uma combinação do melhor da ciência e da natureza. Várias marcas sofisticadas já apresentam este tecnologicamente modificado para caber em um frasco de soro ou sabonete facial.

E essas versões industrializadas também trazem benefícios. Em primeiro lugar, porque a vida útil é mais longa e você não precisa ficar fervendo um punhado de arroz novo – ainda mais se não tiver muito tempo. E, depois, porque, nestas condições, ela vem com uma infinidade de outros ingredientes, que oferecem outros benefícios.

Mas, vamos de receitinhas caseiras!

Essa é para uma pele descansada e com brilho! Misture meia xícara de água de arroz com meia banana amassada no liquidificador. Adicione algumas gotas de óleo de rícino e aplique em todo o rosto, incluindo uma camada bem fina e cuidadosa sob os olhos. Mergulhe um pouco de algodão em uma colher de chá de água de arroz, remova lentamente a mistura e jogue água limpa para eliminar os resquícios.

Máscara probiótica para eliminar impurezas faciais: pegue meia xícara de coalhada e misture 2 colheres de chá de água de arroz. Deixe descansar por dez minutos. Em seguida, aplique em todo o rosto e pescoço e deixe por 10 minutos. Limpe com um pano úmido e seque.

A água de arroz pode fazer maravilhas pela sua pele, mas não é uma cura milagrosa. Colher seus benefícios reais significa fazer uma mudança no estilo de vida. Isso precisará fazer parte de sua rotina tanto quanto tomar escovar os dentes. Além disso, dê preferência ao arroz branco orgânico certificado, uma vez que as versões não orgânicas podem ter traços extensos de sujeira, poluentes, bactérias e pesticidas.

Fontes: News Cotidiano | Healthline | Femina

Categorias