Não sabe como fazer o descarte dos resíduos do seu salão?

O Programa Beleza Verde te ajuda!

Os salões de beleza, assim como diversos outros estabelecimentos, geram, diariamente, resíduos que precisam ser descartados de maneira adequada para que não acabem poluindo o solo e os lençóis freáticos.

Por isso, é importante adotar práticas corretas de descarte de materiais para se destacar como uma empresa responsável, lucrar com isso e, claro, colaborar com a saúde e com a beleza também do meu ambiente.

Separando o que é reciclável do que não é

Esse é o primeiro passo. Por exemplo, revistas e caixas de papelão podem ser destinadas à reciclagem de papel; embalagens de esmaltes e maquiagens podem ser devolvidas aos fabricantes quando estiverem secos ou fora da validade. Quando o frasco estiver limpo, descarte no lixo reciclável.

O que fazer com os resíduos químicos?

Embalagens vazias de produtos, shampoos, produtos químicos e até mesmo as luvas descartáveis utilizadas nos tratamentos capilares são itens que inevitavelmente contêm resíduos.

Em geral, todos esses resíduos têm substâncias que são danosas para o meio ambiente, poluindo o solo e a água. Por isso, precisam de um descarte especial. O ideal é que eles sejam encaminhados para uma empresa especializada em descaracterização e destinação correta de embalagens, aerossóis e produtos inservíveis.

A Dinâmica Ambiental, empresa criadora do Programa Beleza Verde, atua em todo o território nacional oferecendo soluções para descaracterização e destinação correta para esse tipo de embalagem e produto, anulando os riscos associados ao descarte incorreto.

O objetivo do Programa Beleza Verde é estimular os estabelecimentos, inclusive o próprio consumidor, para que suas atividades sejam ambientalmente equilibradas, economicamente viáveis, socialmente justas e politicamente legítimas, garantindo um crescimento sustentável.

Praticamente todos os tipos de resíduos produzidos nos estabelecimentos de beleza são aceitos. A equipe da Dinâmica Ambiental vai até os salões parceiros e coleta embalagens de spray aerossóis, tubos de coloração, esmaltes vencidos, tintura de cabelo, embalagens plásticas, entre outros.

Boa parte dos materiais coletados são destinados à reciclagem, e podem ser transformados em matéria-prima para a produção de novas embalagens, armação de óculos, mobiliário e até mesmo a estrutura de uma bicicleta. Clique aqui para saber mais e entrar para um time de salões preocupados em estabelecer práticas sustentáveis e que entendem da beleza na essência!

Fontes: Beleza Verde | Bibliotecas Sebrae
Fotos: Salão Na Bahia, participante do Programa Beleza Verde.

Categorias