Manual de rotinas e procedimentos do salão de beleza: veja como incluir práticas sustentáveis

Você sabia que uma boa parcela dos materiais que são descartados por um salão de beleza pode ter um destino menos prejudicial ao ambiente e até mais benéfico para o estabelecimento?

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza e Resíduos Especiais (Abrelpe), menos da metade dos resíduos descartados por dia tem o aterro sanitário como destino final. Porém, quando bem aproveitados, os detritos utilizados em salões podem não apenas ganhar uma utilidade, mas deixar de poluir.

Manual de rotinas e procedimentos para um salão de beleza sustentável

Doe os fios de cabelo natural

O cabelo é um dos resíduos mais frequentes dos salões de beleza, que descartam grandes quantidades de fios diariamente. Ao invés de ser jogado no lixo comum, entretanto, esse cabelo pode ser doado para a produção de perucas: uma solução sustentável e que também faz a diferença na sociedade.

Muitas são as instituições que confeccionam perucas com cabelo natural para, em seguida, doar a mulheres que estão carecas por conta de algum problema de saúde ou tratamento como a quimioterapia.

Encaminhe os vidrinhos de esmalte para a reciclagem

Os vidros de esmalte, ao invés de serem descartados no lixo comum, também podem ser incluídos em práticas sustentáveis dentro de salões de beleza. Para isso, é preciso despejar as sobras do esmalte em um papel até que ele seque. Depois, limpe o que sobrou dentro da embalagem com ajuda de um produto removedor de esmalte. Com a embalagem devidamente limpa, é só encaminhá-la para a reciclagem.

Pare de usar papel-alumínio

Você sabia que as folhas de papel-alumínio podem ser substituídas por “roll meches”? Basicamente, o material consiste em um rolo de camada maleável de plástico, uma presilha e uma base que, após solta, permite que o cabelo enrole sozinho. Além de ser reutilizável, este rolo pode ser reciclado após o descarte.

Devolva os tubos de coloração

Os tubos de tintura para cabelo, quando não são descartados corretamente, podem causar a contaminação dos solos e lençóis freáticos. Um procedimento simples e sustentável para acabar com esse problema é devolver esses tubos para a empresa que o produz, de modo que ela dê o tratamento mais adequado ao material. A Dinâmica Ambiental é uma empresa que realiza a coleta desses resíduos, gerando um certificado de destinação correta de resíduos a cada coleta.

E aí, o que ainda está esperando para implementar o manual de rotinas e procedimentos em seu salão de beleza?

istock.com / MangoStar_Studio

Categorias