(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

M·A·C investe em programa de logística reversa

Além de ajudar o meio ambiente, a empresa também mima seus clientes.

Uma das mais queridinhas e conhecidas marcas de maquiagem do mundo investe em qualidade e sustentabilidade. E não é de hoje que essa preocupação existe. O programa BACK-TO M·A·C já está no mercado global há mais de 30 anos – e há 20 anos no Brasil, sendo o pioneiro ao pensar em logística reversa no mercado de maquiagem.

Devido à origem multimaterial de produtos cosméticos, além dos resquícios dos resíduos que ficam nas embalagens, grande parte desses itens não é amplamente aceito em fábricas e cooperativas de reciclagem na maioria das cidades ao redor do mundo. Pensando em reduzir o impacto ambiental que suas embalagens poderiam causar e em como engajar o cliente a ajudar nessa missão, a empresa criou o programa BACK-TO M·A·C.

Simples e prático: você leva seis embalagens vazias de produtos da M·A·C, de plástico ou vidro, a qualquer loja da marca e troca por um batom novinho em folha! As cores mais desejadas pelas clientes também estão disponíveis para troca – dependem apenas da disponibilidade da loja.

Vale se atentar que a troca só pode ser feita nas lojas físicas da marca e o batom recebido não pode ser devolvido ou trocado.

Apenas em 2020, 12 toneladas de embalagens foram processadas no Brasil, o equivalente a, aproximadamente, 732 batons da marca. Já imaginou o que seriam todas essas embalagens descartadas de forma errada no meio ambiente?

E não para por aí

Para continuar na pegada sustentável, a marca é comprometida com a transparência dos ingredientes que usa nos seus produtos. Por isso, não utiliza produtos como: ftalatos, parabenos (exceto no mac pro chromacake), doadores de formaldeído, laurilsulfato de sódio, hidroquinona, triclosana, corante amarelo 11, etanolaminas e ácido paraminobenzóico.

Além da M·A·C não testar em animais, eles são associados ao IIVS (Instituto de Ciências in Vitro), que desenvolve e implementa programas em países onde os testes in vitro não são aceitos, a fim de educar os cientistas sobre o registro de segurança cientificamente validado desses métodos e garantir que testes alternativos se tornem um padrão global.

Como parte das metas, a empresa pretende que até 2025, entre 75 e 100% das
embalagens sejam recicláveis, reutilizáveis ou recuperáveis. Eles também pretendem usar produtos de papel de origem responsável sempre que possível. Atualmente, mais de 95% das embalagens da marca de fibra de base florestal são certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council). Além de estarem engajados para aumentar a quantidade de material reciclado pós-consumo (PCR) das embalagens em até 50%, até 2025.

Ter uma marca tão importante e conhecida globalmente que se preocupa tanto com o meio ambiente, alimenta nossa esperança de que mais empresas comprem a mesma ideia!

Foto da capa: MAC
Fonte: MAC

Categorias