Lenços umedecidos e o meio ambiente

A praticidade do lenço conquistou a confiança dos usuários, mas é importante lembrar que eles contêm produtos químicos.

Práticos, fáceis de usar e portáteis, os lenços umedecidos são usados durante muitos anos da nossa vida – desde bebê para higiene, até para limpar a pele e tirar a maquiagem depois que crescemos. É importante lembrar que essa praticidade tem um preço além do que é pago ao comprar.

Parte do que tem nos lenços umedecidos é água, cerca de 50% da sua composição. Porém, na outra metade, estão presentes químicos que não trazem benefício algum à saúde dos bebês e da nossa pele. Muito pelo contrário, as substâncias podem causar alergias ou até mesmo intensificar o surgimento de assaduras.

Problemas ambientais

O descarte dos lenços umedecidos já se tornou um problema no meio ambiente. Como esse tipo de produto não é biodegradável, quando descartados no vaso sanitário causam problemas na rede de esgoto e ele vai se juntando a outros descartados na rede de esgoto, aumentando cada vez mais o volume. Pesquisas realizadas mostram que, em média, esse acúmulo pode chegar a ter 80 metros de comprimento e mais de 100 toneladas. E esse problema não acontece só aqui no Brasil. Em Londres foi retirado da rede de esgoto um ajuntamento de lenços umedecidos com 160 metros.

Os resíduos de lenços umedecidos entopem entradas e saídas de esgotos, o que também acarreta inundações de casas pela volta do esgoto por onde ele veio. No Reino Unido, por exemplo, os lenços são os responsáveis por mais de 90% dos entupimentos no sistema de esgoto. Devido a isso, eles irão banir os lenços umedecidos não biodegradáveis.

Como substituir?

Uma alternativa mais sustentável são os lenços umedecidos biodegradáveis. Existem diversas marcas no mercado que contam com esse tipo de produto. Desde o lenço voltado à higiene dos bebês aos lenços demaquilantes.

Uma outra opção é fazer você mesmo seu lenço umedecido biodegradável caseiro. Você vai precisar de: 2 colheres de sopa de óleo de coco, 2 gotas de óleo essencial de melaleuca ou vinagre, 2 gotas de óleo de lavanda e 2 xícaras de água. Com uma faca grande de serra, corte um rolo de papel toalha ao meio. Misture os ingredientes em uma tigela, despeje uma parte em um recipiente fundo (da altura do rolo) e coloque o rolo de papel, despejando o restante do líquido por cima dele. Deixe agir por cerca de 10 minutos, retire o tubo de papelão do centro do rolo e armazene em um pote com tampa que feche bem, para não ressecar.

O ideal é abolir os lenços umedecidos da sua rotina. Mas caso não seja possível, opte pela opção biodegradável ou faça você mesmo em casa. Seu bolso e o meio ambiente agradecem!

Fontes: Hypeness | Dipano | Ágata Market

Categorias