Inchaço no corpo: conheça as melhores formas de combatê-lo

Se você desconhece o motivo do inchaço faça uma consulta médica e siga as recomendações indicadas para você

Quem nunca sentiu aquela sensação de inchaço, um incômodo que você logo percebe não ter sido proveniente de um ganho de massa corporal. Essa sensação pode ser provocada por diferentes motivos: funcionais, nutricionais, por desequilíbrio hormonal, assim como doenças severas como alterações renais, inflamatórias ou cardiovasculares.

De acordo com o médico Paulo Lessa, o inchaço do corpo é causado por uma retenção de líquidos, desencadeada por vários fatores. Mas a boa notícia é que é possível reverter essa situação, principalmente, através da alimentação.

É notável que as formas de inchaço variam de uma pessoa para outra, e também as circunstâncias. Enquanto algumas pessoas sofrem com o inchaço no corpo inteiro, outras passam pelo problema em partes isoladas do corpo. As mulheres são mais afetadas do que os homens, ainda que o gênero não interfira na maneira como o inchaço é sentido, a progesterona e o aumento do estrogênio, ambos hormônios femininos, causam a retenção.

Por isso, uma alimentação saudável pode ser a chave para combater o inchaço:

Procure não consumir alimentos industrializados, processados e que tenham alto consumo de carboidratos refinados, além dos que contêm quantidades elevadas de conservantes. “Uma alimentação saudável, com alimentos ricos em água é fundamental. Outra dica é reduzir a quantidade de sódio no seu cardápio, evitar bebidas alcoólicas e alimentos refinaria e inflamatórios”, recomenda o médico.

Mantenha seu corpo hidratado:

Quer ficar livre da retenção? Então beba mais água! Esse é o passo principal para mudar esse quadro.  Pode até parecer contraditório, já que falamos em “retenção de líquido”, mas ao beber bastante água, você consegue eliminar o excesso de líquidos que causam o inchaço. Com o corpo hidratado, a filtragem do sangue acaba ocorrendo mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e, portanto, diminuindo o edema. De qualquer forma, consulte o seu médico para recomendações adequadas de ingestão de líquidos. Ele saberá recomendar a quantidade que você deve consumir para ajudar a reduzir o inchaço.

Procure elevar pernas e braços:

Se as suas pernas ou braços costumam ficar mais inchados, o recomendado é elevar a parte do corpo com inchaço acima do nível do coração até quatro vezes ao dia. Apoie os braços, pés ou pernas com almofadas enquanto estiver em repouso para fazer com que o fluido acumulado circule ao invés de se acumular na área afetada.

Cuidado com o que veste:

Evite roupas muito apertadas, cruzar as pernas ou ficar em pé por longos períodos. Se você tiver inchaço no corpo, esses fatores podem piorar a retenção de líquidos.

Esteja com as avaliações médicas em dia:

“É fundamental uma avaliação dos exames, já que algumas taxas como ácido úrico elevado, hormônios tireoidianos alterados, estrogênio elevado, uso de anticoncepcional, podem ser a causa desse edema tão desconfortável”, explica Dr. Paulo.

Categorias