Girassol: a flor do sol e da beleza

A exuberância do girassol cujo nome significa flor do sol não se limita só à planta, mas deixa a sua beleza também mais exuberante.

Das sementes é extraído o óleo de girassol, repleto de propriedades poderosas nos cuidados com a pele e os cabelos. É rico em vitamina E, C, B1, B5 e B6. Possui ainda minerais como cobre, fósforo, zinco e magnésio.

Além da eficiência cosmética, o óleo de girassol é utilizado na culinária, sendo um dos tipos mais saudáveis para o consumo. O produto é um grande aliado da saúde cardiovascular; previne artrite reumatoide, asma e alguns tipos de câncer, como o de cólon, útero, pulmão e pele. Ele também minimiza o risco de infecções em bebês prematuros; ajuda a reduzir o colesterol ruim; auxilia na regeneração dos tecidos, na produção de hormônios e enzimas, no bom funcionamento do sistema nervoso, além de combater os radicais livres, moléculas que causam danos celulares e podem levar ao câncer.

Já na área da beleza, conheça quais são os benefícios do óleo de girassol.

Para a pele

Cútis protegida: Por ser muito rico em vitamina E, o óleo de girassol ajuda a prevenir os danos causados pela radiação UVA. Essa vitamina ainda protege a pele contra as rugas.

 

Combate a acne: Óleo leve e não gorduroso, é facilmente absorvido pela pele, sem entupir os poros. Suas vitaminas e ácidos graxos atuam como antioxidantes para regenerar as células e ajudam a combater a bactéria causadora da acne.

 

Hidratação: devido às suas propriedades emolientes, o óleo de girassol ajuda a pele a conservar a sua hidratação. Ele pode ser utilizado como uma barreira protetora contra o ressecamento.

 

Como usar: Após lavar bem o rosto e secá-lo, aplique uma pequena quantidade do óleo de girassol em uma das mãos. Depois, utilize as pontas dos dedos da outra mão para espalhar no rosto. Faça uma massagem em movimentos circulares, sempre de baixo para cima, para estimular a absorção dos nutrientes. Deixe agir por, pelo menos, uma hora. Passado este período, enxágue bem o rosto e finalize com um hidratante.

Para os cabelos

Para as madeixas, o óleo de girassol também tem efeito de hidratação. Além disso, os nutrientes e os antioxidantes presentes em sua composição trazem série de benefícios. Um dele é o controle do frizz. Aplique-os nos fios antes de lavar os cabelos duas vezes por semana para obter o resultado.

Por ser extremamente leve, o óleo ajuda a condicionar o cabelo oleoso, nutre e previne a quebra dos fios.

Rico em ácido alfalinolênico, o óleo de girassol ajuda a prevenir que o cabelo fique fino e também é eficaz no tratamento da queda dos fios.

Para usufruir de todas as vantagens, aplique o óleo de girassol na raiz e massageie o couro cabeludo, fazendo movimentos circulares. Com um pente, vá puxando o óleo para toda a extensão dos fios. Aplique uma pequena quantidade no comprimento e nas pontas, voltando a massagear mecha por mecha. Cubra os cabelos com uma touca e deixe agir por uma hora. Passado o período, lave os cabelos normalmente até tirar todo o excesso de óleo, aplique o condicionador de sua preferência e enxágue.

O procedimento pode ser feito uma ou duas vezes na semana.

Você pode ainda fazer uma receita caseira para potencializar a hidratação. Para isso, misture uma colher de sopa de óleo de girassol e duas colheres de sopa de creme capilar. Aplique o preparado nos cabelos úmidos, mecha a mecha. Coloque uma touca e deixe agir por 45 minutos. Retire todo o produto com água, aplique condicionador e deixe agir por três minutos. Depois, é só curtir o resultado de um cabelo cheio de vida!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categorias