Faça você mesma o seu batom natural

Se você não abre mão de um batonzinho no dia a dia, que tal aprender uma receita caseira, econômica e livre de ingredientes nocivos à saúde?

Você é daquelas que não sai de casa sem um batom? Sabia que, alguns deles, possuem em sua composição substâncias que podem ser prejudiciais para a sua saúde? Amianto, chumbo, parabenos são alguns exemplos de componentes que podem estar nos seus lábios neste exato momento e que podem fazer mal para a sua saúde.

Para evitar esse tipo de problema, é possível fazer o seu próprio batom em casa, utilizando apenas ingredientes naturais e sem abrir mão das cores que você mais gosta.

É simples, fácil e divertido. Vamos à receita:

Batom básico

2 colheres de chá de óleo de amêndoas doce ou óleo de coco

1 colher de chá de cera de abelha

1 colher de chá de manteiga de cacau ou de karité

1 a 2 gotas de óleo essencial de sua preferência (canela, hortelã, capim-limão, lavanda etc)

Latinha para guardar o batom

Possíveis ingredientes para colorir:

¼ colher (de chá) de beterraba em pó

¼ colher (de chá) de cacau em pó

¼ colher (de chá) de canela em pó

¼ colher (de chá) de pó de mica

¼ colher (de chá) de spirulina em pó

¼ colher (de chá) de açafrão em pó

¼ colher (de chá) de urucum em pó

Modo de preparo:

Coloque em um recipiente de vidro temperado o óleo, a cera de abelha e a manteiga de cacau ou karité e leve ao fogo baixo, em banho-maria, para derreter. Acrescente as cores de sua preferência (conforme as sugestões indicadas aqui). Após misturar bem, retire do fogo e acrescente o óleo essencial (uma ou duas gotas). Despeje o batom (ainda líquido) nas latinhas. Espere esfriar e está pronto para o uso.

Dica especial: ao escolher o óleo essencial para dar aroma ao seu batom, evite os óleos essenciais cítricos, porque eles contêm furanocumarina, ou seja, um composto que se torna fotoativo na presença da luz solar e que pode causar manchas e queimaduras na pele. Esses óleos são o de limão, laranja, bergamota, grapefruit, mandarina etc.

Categorias