(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Faça o seu próprio eco esfoliante e contribua com o planeta

Você sabia que a maioria dos esfoliantes para o rosto e corpo são feitos com ingredientes que não se decompõem na natureza? Entenda o risco disso e quais as principais alternativas.

Grande parte dos esfoliantes disponíveis no mercado têm em sua composição microesferas de polietileno, polipropileno ou nylon, descritas na composição como “Polyethylene” ou “Polypropylene” – que são aquelas bolinhas coloridas que ajudam na esfoliação da pele.

Apesar de parecerem inofensivas, estas minúsculas partículas não podem ser retidas pelas redes de tratamento de esgotos e por isso acabam indo para os rios e oceanos, causando danos para os seres que vivem nestes locais.

Mas os prejuízos não param por aí… essas microesferas absorvem pesticidas e metais pesados, chegando a introduzir esses poluentes nas cadeias alimentares, ao serem consumidas por peixes e pequenos crustáceos, podendo fazer com que essas substâncias sejam ingeridas pelos seres humanos.

Qual a solução para isso?

A saída para este problema é bem simples e está ao alcance de todos nós. Basta incluir na sua rotina de beleza algum tipo de esfoliante natural, que cumprirá muito bem a função de remover as células mortas da pele, favorecendo a renovação celular.

A seguir, relacionaremos algumas opções de esfoliantes para o rosto e corpo, que podem ser feitos com ingredientes que você tem em sua casa.

Esfoliante para o corpo e rosto com pó de café

O pó usado para o cafezinho diário, não precisa ir para o lixo. Guarde-o para fazer um excelente esfoliante para o corpo, principalmente para as regiões das pernas e nádegas, já que o café ajuda a reduzir a inflamação (principalmente para quem tem celulites) e estimula a circulação sanguínea. No rosto, o ingrediente também traz os seus benefícios, uma vez que é rico em antioxidantes e ajuda a retardar o processo de envelhecimento da pele. Aqui neste link você confere três receitas incríveis e fáceis de fazer.

Esfoliação natural com açúcar e abacaxi

Estamos no verão, então que tal aproveitar as frutas da estação como ingredientes para esfoliar a pele? O abacaxi é uma ótima opção! Esta fruta contém uma enzima chamada bromelina e também vitamina C, que auxiliam na eliminação das células mortas e ajudam a clarear a pele. Para fazer o esfoliante é bem simples: você vai precisar de ¼ a ½ abacaxi sem casca, que renderá cerca de meia xícara de purê. Corte a fruta em pedaços e bata no liquidificador ou processador, até obter uma consistência homogênea, e coloque em uma tigela. Adicione 1 xícara e meia de açúcar e meia xícara de óleo de coco ou azeite extra-virgem. Misture tudo muito bem com uma colher e esfregue a mistura em todo o corpo. Enxágue com água morna e depois aplique um hidratante de sua preferência.

Esfoliante com manga, para peles sensíveis

A manga é uma ótima fonte de vitamina A, que ajuda na remoção da pele morta e na renovação celular. A combinação dessa fruta com a aveia cria um esfoliante incrível, principalmente se você tem uma pele mais sensível. O terceiro ingrediente desta receita é o mel, também essencial graças às suas propriedades curativas e calmantes. O preparo é também bastante simples: basta cortar uma manga grande e descascada, em pedaços, e colocar no liquidificador ou processador até que vire um purê. Misture 2 colheres (sopa) de aveia e uma colher (chá) de mel e mexa muito bem. Enquanto estiver no banho, você pode usar esta receita como esfoliante e depois como máscara, deixando-a no corpo por 5 a 10 minutos. Em seguida lave com água morna e finalize com um hidratante.

Categorias