(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Existe mesmo o sono da beleza?

Cientistas da Universidade de Manchester mostram porque uma boa noite de sono é fundamental para a beleza

Sabemos que o colágeno é uma proteína essencial para a elasticidade e resistência da pele, das unhas e dos cabelos, além de ser responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo, tais como músculos, tendões e articulações. É a proteína mais abundante do corpo humano, representando cerca de 30% do total.

Especialistas em ritmos circadianos, da Universidades de Manchester, na Inglaterra, descobriram que a função do colágeno vai além disso. Em um artigo publicado na revista científica Nature Cell Biology, eles constataram que o corpo reabastece as fibras finas de colágeno durante o sono para também nos manter ativos e alertas ao longo do dia.

Nesta pesquisa publicada recentemente, os cientistas descobriram que existem dois tipos de fibrilas (estruturas semelhantes a cordas, que formam os tecidos): as grossas e as finas. As fibrilas mais grossas, com cerca de 200 nanômetros de diâmetro (um milhão de milhões de vezes menores que uma cabeça de alfinete) permanecem conosco por toda a vida, inalteradas a partir dos 17 anos. Já as  fibrilas mais finas, com cerca de 50 nanômetros, se rompem com mais facilidade, mas são reparadas durante o sono.

Sono da beleza

Com o passar dos anos, a nossa produção de colágeno vai diminuindo e os sinais do envelhecimento começam a surgir. Isso explica a flacidez da pele, as rugas e as linhas finas. A descoberta ainda não é suficiente para encontrar uma solução que barre o envelhecimento, mas nos leva a compreender que manter uma boa noite de sono é fundamental para a reparação das fibrilas de colágeno mais finas.

Os pesquisadores identificaram ainda que os genes que codificam o relógio biológico, também são responsáveis ​​por codificar essas fibrilas de colágeno mais finas. Por isso, essas fibrilas mais finas contribuem para nos manter mais ativos ao longo do dia.

Essa descoberta aprofunda a compreensão da comunidade científica sobre a cicatrização de feridas além de ajudar a montar parte do quebra-cabeça do envelhecimento. Se mais pesquisas nesse sentido forem bem-sucedidas, os pesquisadores esperam que a descoberta seja fundamental para, quem sabe um dia, poder retardar o envelhecimento.

Outros benefícios do sono para a beleza

Uma boa noite de sono ajuda não só para a formação de fibrilas mais finas. Quando dormimos, temos uma maior liberação do fluxo sanguíneo, que ajuda muito a melhorar o aspecto da pele.

A falta de descanso faz aumentar a produção de cortisol (hormônio liberado em períodos de estresse), que também é responsável pela resistência à insulina, podendo desencadear aumento de peso e diabetes tipo 2, além de intensificar a queda de cabelo.

Outra vantagem em se ter uma noite bem dormida é com relação aos cremes de tratamento noturno. Nós já falamos aqui sobre as diferenças entre os produtos para a pele de uso noturno e diurno e, quando utilizamos um produto aliado ao descanso do sono, a circulação flui melhor e permite que esses produtos tenham uma ação mais eficiente.

Categorias